Programa Janela para as Artes recebe 250 propostas culturais
Serão escolhidos 120 artistas e grupos para primeiro momento do projeto
Entretenimento | Por Agência Aracaju Notícias 02/07/2020 15h12 - Atualizado em 02/07/2020 15h41

Na última sexta-feira (26), foram encerradas as inscrições do edital do programa “Janela para as Artes”, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Ao todo, 250 artistas individuais e grupos se inscreveram no programa que tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva durante o período de pandemia do coronavírus. De forma a apreciar diversas áreas, o “Janela” foi dividido em quatro linguagens, Música, Artes Cênicas (teatro, dança e circo), Literatura e Audiovisual, e no total, oito categorias. 

Como exposto em edital amplamente divulgado, a primeira edição do programa contemplará, no primeiro momento, 120 produções artísticas aracajuanas, num investimento total de R$170 mil. A lista com o resultado do processo de seleção será divulgada até a próxima semana, pelo site da Prefeitura, por e-mail e pelas redes sociais.

“O ‘Janela para as Artes’ é um segundo projeto de fomento às cadeias produtivas, ele se soma ao ‘Forró Caju em Casa’ que, inclusive, foi um sucesso. Além dessa questão do fomento, nossa ideia é levar entretenimento às pessoas, incentivar o consumo da nossa cultura que é riquíssima, sobretudo nesse momento delicado em que a maior e principal recomendação é a de ficar em casa. O número de inscrições superou as nossas expectativas, o que demonstra que foi muito bem recebido pelos produtores culturais da nossa cidade”, ressaltou o presidente da Funcaju, Luciano Correia (foto)

Com a conclusão do processo de inscrição, agora, os 250 inscritos passarão por avaliação por parte de uma comissão julgadora que vai escolher os 120 artistas e grupos que farão parte desse primeiro momento do projeto. 

“Construiremos um acervo, que chamamos de coleções, com essa produção cultural que ficará disponível, para todos os públicos, em bancos audiovisuais, que vão funcionar como uma provedora local de vídeos e música. Esse material poderá ser utilizado, por exemplo, em escolas e universidades como exemplos de amostras da cultura sergipana, da nossa identidade cultural”, salientou Luciano. 

O gestor é enfático ao destacar a construção de um cenário promissor com os frutos colhidos pelo programa. “Os artistas vão deixar sua contribuição, sua arte armazenada para constituir esse acervo, que ficará como registro, quiçá como embrião de um futuro museu da imagem do som. O Janela significa, ainda, a retomada da política cultural do Município de Aracaju, que precisava ser mais afirmativa e consistente”, completou. 

Detalhamento das categorias
O edital 'Janela para as Artes' abrange as linguagens Música, Artes Cênicas, Literatura e Audiovisual. Na Música, existem as categorias "Quinta Instrumental", em formato online, projeto que já vinha sendo executado pela Prefeitura de Aracaju e visa selecionar músicos de bandas instrumentais; "Som de Barzinho", voltado a contemplar músicos que trabalham na maior parte do tempo à noite, como os que se apresentam em bares e restaurantes, por exemplo; e "Aracajueiros", que tem o objetivo de contemplar pessoas que fazem música autoral.

A linguagem Artes Cênicas foi dividida nas categorias "Solo", a contemplar pessoas que façam apresentações individuais; "Leituras Dramáticas", voltada para leituras de obras de autores sergipanos que serão gravadas em estúdio; "Espetáculos Cênicos", que versa sobre Teatro, Dança ou Circo, cuja participação será permitida no máximo cinco pessoas, se for gravado em estúdio. Nessa categoria, as apresentações podem acontecer também em ambiente virtual, a depender da criatividade e proposta do grupo.

Na linguagem Literatura, dividida em "Prosa, Conto, Miniconto, Crônica e Poesia", os artistas vão escrever textos e enviar para avaliação da comissão. Após análise da comissão avaliadora, os textos serão reenviados aos autores e serão divulgadas posteriormente. Os textos exploram a temática sobre a pandemia da covid-19.

Por fim, na linguagem Audiovisual, na categoria "Curta Metragem em Dispositivos", os inscritos enviaram roteiros, dentro da temática da pandemia da covid-19, e a comissão vai avaliar com base nos critérios do edital.
 

Mais Notícias de Entretenimento
Sandyalê participa de festival nacional online no próximo sábado
11/08/2020  08h17 Sandyalê participa de festival nacional online no próximo sábado
Cantora Lara Sid se prepara para primeira Live neste sábado
07/08/2020  15h33 Cantora Lara Sid se prepara para primeira Live neste sábado
Foto: divulgação
06/08/2020  10h31 Aracaju vai receber o ‘Cine Road Show Drive-In’
Foto: Divulgação Funcaju
05/08/2020  10h40 Do teatro ao circo, espetáculos cênicos se reinventam no Janela para as Artes
Denny Denan, Léo Santana e Solange Almeida comandam o Live Wekeend
04/08/2020  15h06 Denny Denan, Léo Santana e Solange Almeida comandam o Live Wekeend