Rudrarka será apresentado dia 04, no auditório da Sofise | F5 News - Sergipe Atualizado

Rudrarka será apresentado dia 04, no auditório da Sofise
Concerto reunirá poesias, mantras, misticismo e música clássica
Entretenimento 30/04/2012 09h49


Por Sílvio Oliveira

O contratenor pernambucano João Paulo Ferreira apresenta o espetáculo Rudrarka, no próximo dia 4, às 20, na Sofise, em Aracaju (SE). O concerto será uma fusão do lírico, clássico, místico, através de uma linguagem exótica, com poesias de Handel e mantras indianos. A entrada é gratuita.

João Paulo destaca que Rudrarka é um espetáculo dedicado ao espírito, ao coração e à mente, resultado de uma profunda pesquisa dos tempos de “menino cantor’, para os tempos de amadurecimento. “É uma admirável profusão do barroco com os diferentes ritmos e influências do New Age, dentro de uma visão intimista. Traremos uma linguagem exótica. Uma viagem poética dos tempos de Handel até os mantras indianos, criando uma atmosfera de cores vibrantes, dentro de uma musicalidade própria com bases místicas”, resume.

Os primeiros passos de João Paulo Ferreira foram nos tempos de criança, em pequenos eventos de escolas, partindo desde então para um forte interesse pela arte da música.

As primeiras evoluções foram no Grupo multiétnico e musical Gaiamálgama, na cidade natal Garanhuns (PE). Já com 17 anos partiu o interesse pela música ortodoxa grega, barroca e cânticos místicos de culturas diferentes.  Em 2008, muda-se para Aracaju (SE),  onde mergulha profundamente em canto lírico, estudando fervorosamente técnica vocal com alguns professores locais, como o barítono Ezequiel Oliveira.

João Paulo faz parte do coro sinfônico da ORSSE.  Nessa mesma época, estudava paralelamente a voz e a vida dos antigos castrati, como Farinelli, Caffarelli e Senesino .

Em uma autoanálise, foi observando a fisiologia da sua voz como baixo barítono (sua voz base) e vendo as possibilidades de tornar-se um contratenor profissional.  “Não foi fácil essa luta. Estudei arduamente enfrentando até mesmo os limites da voz.  Sem dúvida, foi bom o resultado”.

João Paulo é o único contratenor no coro sinfônico da ORSSE ao lado das contraltos. Participou de grandes concertos, como na ópera Ainda, de Giuseppe Verdi, Carmina Burana,  de Carl Orff , Messias, de Handel, entre outros.

No dia 1 de outubro de 2010, realizou na Sofise um grande recital com arias de Handel, Purcell e Hasse.  Em janeiro de 2011, durante a 29ª. Oficina de Música, em Curitiba, participou da classe de canto da mestra Neyde Thomas.

Mais Notícias de Entretenimento
Redes Sociais/Reprodução
19/04/2024  16h17 Lagarto comemora 144 anos com shows de Bell Marques e Durval Lellys
O evento, que terá início às 21h, contará com shows de grandes nomes da música
Divulgação
19/04/2024  16h00 Sarauzin acontecerá dia 18 de maio no Museu da Gente Sergipana
Balada conceito do Clube, 30ª edição do evento terá o tema “São João Caipira”
Agência Sergipe
19/04/2024  16h00 Pôr do Som: confira a programação deste sábado (20) e domingo (21)
Evento segue animando os finais de semana de abril na Orla Pôr do Sol, em Aracaju (SE)
Divulgação
19/04/2024  11h58 Raquel Diniz e Saulo Ferreira Celebram a Música de Milton Nascimento
Apresentação acontecerá nesta sexta (19), no Café da Gente Sergipana
Vilella Produções
18/04/2024  19h40 Confira a programação cultural da Vilella Produções para o mês de maio
Sergipanos terão uma variedade de espetáculos para encantar e divertir a família

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado