Segunda edição do Festival Sergipano de Teatro é consagrada | F5 News - Sergipe Atualizado

Segunda edição do Festival Sergipano de Teatro é consagrada
Entretenimento 30/03/2012 14h58

O público sergipano lotou o Teatro Atheneu, na noite de última quarta-feira (28) para conferir o último espetáculo da programação do II Festival Sergipano de Teatro, que vai chegando ao fim. Desde o último dia 14, foram apresentados 30 espetáculos de grupos sergipanos e companhias convidadas. Vários pontos da capital serviram de palco para as artes cênicas durante 14 dias ininterruptos de apresentações totalmente gratuitas para o público sergipano. 

Para muitos, o II Festival Sergipano de Teatro vai ficar para sempre guardado na memória, a exemplo do casal José Santos e Maria Cecília, que estive presente em praticamente todas as noites de espetáculos. “Só faltei um dia porque precisava descansar”, explica o aposentado. Ele conta que foi uma experiência maravilhosa. “A última vez que eu tinha ido ao teatro foi há 30 anos. Eu aproveitei essa oportunidade única do Festival e vim praticamente todos os dias. A minha visão sobre o teatro mudou depois dessa maratona”, destaca. 

Um dos pontos positivos do festival e que fez José Santos ir com sua esposa aos espetáculos foi o fato de ser gratuito. “Teatro é muito divertido e gostoso, mas ainda é muito caro. Esse festival foi um incentivo grande para a cultura. O governo está de parabéns e tem que fazer isso mesmo”, ressalta. Ele afirma que para fechar com chave de ouro não podia deixar de ir ao Atheneu na noite de encerramento das apresentações. 

Apesar de não ter tido a oportunidade de conferir os outros espetáculos do festival, Vanessa Santana Menezes fez questão de ir ao Teatro Atheneu para prestigiar a última peça do II FEST e as mudanças pelas quais passou a casa de espetáculos depois da reforma. “Eu tinha me programado para ver outras apresentações, mas não deu. Hoje como era o último dia fiz questão de vir, até porque eu estava curiosa para ver como ficou o Atheneu depois da reforma”, afirma.

                                                                                                                                                                                                                          58 anos de Atheneu

Além de celebrar o sucesso do II FEST, a noite de quarta-feira, dia 28, representou um momento festivo para o Teatro Atheneu, pois marcou o aniversário de 58 anos do espaço, o teatro mais antigo do Estado ainda em funcionamento. Para quem viveu a história do teatro sergipano, o Atheneu representa um capítulo importante dessa trajetória, como é o caso da atriz Walmir Sandes. “Eu venho de uma geração de artistas de teatro que nasceu aqui no palco do Atheneu”, destaca a atriz que encenou o espetáculo de abertura do II FEST. 

“A gente sempre se apresenta em outros lugares, mas o Atheneu tem um clima diferente é sempre muito especial voltar aqui. É como voltar para casa. Esse teatro nos sempre nos proporciona uma sensação incrível”, enfatiza Sandes. A atriz conta que não vê a hora de iniciar a temporada do seu novo espetáculo, denominado ‘Itanhy’, nos palco do Atheneu. A temporada do espetáculo, que traz a assinatura de Hunald Alencar, já está agendada para o mês de julho. 

Sucesso

A consagração do II FEST pôde ser vista nesses 14 dias de espetáculos que tiveram casa cheia. O público lotou os diversos espaços destinados às artes cênicas em Aracaju. Ao todo foram 30 espetáculos de palco e rua, sendo 22 de grupos sergipanos e oito de grupos convidados dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Além dos espetáculos dedicados a diversas faixas etárias e com estéticas variadas, indo do popular ao contemporâneo, o FEST também proporcionou a formação e capacitação dos agentes envolvidos na construção de um teatro mais profissional e atuante no Estado. Essa tarefa foi alcançada através das atividades acadêmicas da programação do festival, dentre elas estiveram os debates, mesas redondas e as oficinas com renomados profissionais do universo das artes cênicas do país. 

Mas para a concretização desse grandioso evento foi fundamental a parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (IACEMA). A diretora do IACEMA e uma das organizadoras do evento, Virgínia Lúcia Menezes, destaca que além de celebrar essa importante parceria, o Festival serviu para profissionalizar ainda mais as artes no Estado, através da utilização da lei federal de incentivo à cultura. 

“O Festival foi um evento muito promissor e inaugurou uma fase importante da utilização da Lei Rouanet, através dos incentivos fiscais concedidos às empresas que apoiam inciativas como essa. Nós só temos que agradecer ao Banese por ter se valido dessa lei federal e apostado na proposta do festival. Esperamos que essa iniciativa se repita com mais frequência, e que outros empresários do nosso estado possam abrir as portas para a cultura”, enfatiza Virginia Lúcia. 

Realização 

O II Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (IACEMA). Tem patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e co-patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta também com o apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, Fundação Aperipê, Hotel Del Canto, Banco do Nordeste e Sesc. Colaboram com o II FEST o Sated/SE e o Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro.

 

Fonte: Divirta-se

Mais Notícias de Entretenimento
Metrópoles/ Reprodução
19/08/2022  19h17 Disney+ explica por que o filme Avatar saiu do catálogo do streaming
Em nota enviada ao Metrópoles, a plataforma citou o “relançamento dos filmes”
Prefeitura de Riachão do Dantas
19/08/2022  07h00 Confira atrações do 1º Festival Multicultural de Inverno de Riachão do Dantas
Evento é iniciativa do município, aproveitando que ele é um dos mais frios do estado
Reprodução/Instagram
18/08/2022  21h05 Bastidores do fim: saiba o que definiu o término de Simone e Simaria
Fim da dupla sertaneja já era esperado pela imprensa e pelo mercado musical
RedeTV!/ Reprodução
18/08/2022  19h45 Sonia Abrão diz que sempre teve problemas com Ana Maria: “Mente muito”
Jornalista da RedeTV!, que se recupera da Covid-19, detonou apresentadora
Instagram/Reprodução
18/08/2022  18h45 Após vídeo viralizar, Gracyanne conta segredo para se “dobrar ao meio”
A esposa de Belo foi parar nos assuntos mais comentados das redes sociais