Sergipe participará da maior feira de artesanato do Nordeste | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe participará da maior feira de artesanato do Nordeste
Entretenimento 04/07/2012 10h49


Os artesãos sergipanos ganharão mais destaque no nordeste. Isso porque alguns representantes da área participarão da XIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 6 a 15 de julho no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco.

A Feira deste ano fará uma homenagem ao centenário do nascimento de Luiz Gonzaga e será dividida em mais de 800 espaços. Com a expectativa de movimentar R$ 36 milhões e atrair um público de quase 300 mil pessoas, o evento se destaca por ser uma das maiores mostras de negócios do artesanato no país.

O Governo do Estado através das Secretarias do Trabalho (Setrab), e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), estão apoiando a iniciativa para difundir e comercializar o artesanato sergipano, levando ao evento oito associações, seis artesãos individuais e dois grupos de trabalho.

O evento será uma oportunidade de realização de negócios, uma vez que haverá diversidade produtiva e preços competitivos. A ocasião permitirá também provar e lançar produtos, bem como promovê-los e checar tendências de mercado com o grande público presente.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, é muito importante que os artesãos sergipanos tenham essa oportunidade de participar de grandes eventos como estes. “Assim eles conhecem um pouco mais sobre como comercializar seus produtos, além, é claro, de tornar o que é produzido em Sergipe, mais conhecido e admirado”, ressalta.

Mônica Schneider, gerente geral das Atividades do Artesanato da Setrab, concorda coma opinião da secretária e completa que isso facilita o escoamento da produção artesanal sergipana e a geração de negócio para todo o ano. “Inclusive, clientes, arquitetos e designers renomados participam para a compra e comercialização das produções. O lançamento da renda irlandesa, produzida a partir de fibras de palhas de bananeiras, será a exposição ícone dos sergipanos no evento", destaca

Sergipe participa anualmente desta Feira, a maior da região Nordeste. Na XIII Fenearte, o estado apresentará produções como bordados, renda irlandesa, palhas de bananeira, cerâmica, móveis artesanais, bonecas, petwork, entre outras.

Qualificação

Desde 2011 Sergipe realiza a capacitação de artesãos através do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O curso aperfeiçoa habilidades técnicas e é importante na qualificação para a mão-de-obra.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura, com informações da Setrab

Mais Notícias de Entretenimento
Vilella Produções
18/04/2024  19h40 Confira a programação cultural da Vilella Produções para o mês de maio
Sergipanos terão uma variedade de espetáculos para encantar e divertir a família
Montagem F5 News/Redes sociais
18/04/2024  18h22 Sergipanos Maysa Reis e Clevinho Santana são selecionados para reality show
Entre famosos e anônimos, competidores enfrentarão provas, eliminações e desafios
Redes Sociais/ Reprodução
18/04/2024  17h15 Belo e Gracyanne Barbosa estão separados, diz colunista
O casal teria terminado o relacionamento, segundo o colunista Lucas Pasin
Joédson Alves/Agência Brasil
18/04/2024  14h31 Apostas online só poderão ser pagas por Pix, transferência ou débito
Transações estão restritas a operações diretas autorizadas pelo Banco Central
Assessoria de Comunicação
17/04/2024  11h24 Sesc Socorro promove o ‘Sabadou’ com feijoada no próximo sábado (20)
Primeira edição do evento terá a animação da Banda Sambalê e atividades recreativas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado