Sergipe realiza campeonato de iatismo | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe realiza campeonato de iatismo
Entretenimento 14/11/2011 05h43


Por Márcio Rocha

"Bons ventos." Esse é o termo para definir o retorno das competições interestaduais de Iatismo em Sergipe. Após alguns anos fora do cenário nacional, o estado volta com um grande evento para o Iitismo sergipano. A 50ª edição do Campeonato Norte/Nordeste de Iatismo Classe Snipe está sendo disputada no estuário do rio Vaza-Barris e conta com a participação de mais de 50 duplas de velejadores de vários estados brasileiros.

Os barcos da classe Snipe tem 15 pés de comprimento e duas velas para manejo, sendo guiado por duas pessoas. É considerada uma das mais técnicas classes do Iatismo, pois prioriza o conhecimento técnico, não o condicionamento físico dos velejadores. 

O evento tem a função de ser etapa classificatória para o Campeonato Brasileiro de Snipe, previsto para janeiro de 2012, quando mais de 300 duplas estarão em ação em Aracaju. Duplas dos estados das regiões Norte e Nordeste competem pelas vagas da competição nacional, também vieram duplas do sudeste e sul do país, objetivando a classificação para o Brasileiro.

As regatas da competição acontecem no antigo terminal de balsas do rio Vaza-Barris e estão sendo disputadas em duplas simples e mistas, quando a dupla é formada por pessoas de sexos opostos. Os primeiros vencedores nas regatas eliminatórias estão sendo conhecidos. As finais da competição acontecerão na terça-feira, 15 de novembro.

A competição contou com a presença do secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, que destacou a importância da volta do Iatismo sergipano ao cenário nacional. “Sergipe está se desenvolvendo muito no esporte, neste ano batemos recorde de eventos nacionais, o Iatismo também deve figurar entre os esportes em ascensão, afinal sempre tivemos velejadores de grande qualidade no estado e vamos fortalecer o esporte náutico em Sergipe”, disse o secretário na abertura do evento.

O Campeonato Norte Nordeste de Snipe é uma realização do Iate Clube de Aracaju. De acordo com Fernando Sampaio, comodoro do clube, o evento foi um sucesso de inscrições e de qualidade técnica. “Até o dia 15 aqui estaremos disputando as regatas neste belo cenário e com fortes ventos ajudando os pilotos. Estamos surpresos com o grande número de inscrições de duplas participantes e com a alta qualidade técnica de nossos velejadores. Essa prévia do que será o Campeonato Brasileiro de Snipe mostra o quanto estamos preparados no nível técnico para uma grande competição”.

Mais Notícias de Entretenimento
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Atração faz parte do Festival 35, que celebra o aniversário do RioMar Shopping
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
A segunda edição acontece aos finais de semana do mês de abril
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
O jornalista Thiago Sodré a chamou de “ordinária” durante um programa
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’
Divulgação
25/04/2024  11h40 Show "O Retorno" do Grupo Memórias acontece nesta sexta (26)
Apresentação promete reviver a época de ouro da música mundial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado