Sinfonia Renana, de Schumann, e outras grandes obras serão destaque da Orsse | F5 News - Sergipe Atualizado

Sinfônica
Sinfonia Renana, de Schumann, e outras grandes obras serão destaque da Orsse
Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Atheneu
Entretenimento | Por Agência Sergipe 02/09/2019 13h33


Na quinta-feira (5), a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob a batuta de seu diretor artístico, maestro Guilherme Mannis, retorna aos palcos do Teatro Atheneu para a performance de importantes obras do repertório orquestral ocidental. Em destaque, a famosa Sinfonia nº3, Renana, do compositor romântico alemão Robert Schumann, além da Abertura “Festival Acadêmico”, de Johannes Brahms, e da brasileira Sinfonietta nº1, de Heitor Villa-Lobos.

A Sinfonia nº 3 de Schumann é um marco, tanto na carreira pessoal do compositor quanto em sua concepção de música e temática. Considerada por Tchaikovsky o ponto máximo da produção de Schumann, esta obra foi composta entre os dias 2 de novembro e 9 de dezembro de 1850. Atesta Wasielewski, regente da orquestra de Düsseldorf, que a obra é inspirada na catedral de Colônia, que o compositor visitou em setembro de 1850 e no início de novembro do mesmo ano, nesta última vez para a elevação do Arcebispo de Colônia ao título de Cardeal. O último movimento da peça, Lebhaft, retoma a vivacidade e a energia dos trechos iniciais, com o intuito de se traduzir, musicalmente, o fluxo e a turbulência das opulentas águas do Reno.

Já Heitor Villa-Lobos é o principal compositor brasileiro de todos os tempos. Sua Sinfonietta nº1 é datada de 1947, época em que o compositor teve grande atuação didática no país, com a implementação de programas públicos de canto orfeônico e musicalização. Trata-se de uma obra em que se evidencia o profundo domínio composicional por parte de Villa-Lobos, visto pelo compositor francês Olivier Messiaen como um dos maiores orquestradores da história da música em todos os tempos.

Completa o programa a Abertura “Festival Acadêmico”, de Johannes Brahms, concebida para a comemoração da concessão de um título de Doutor “Honoris Causa” pela Universidade de Breslau ao compositor.

Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, do Governo de Sergipe.

Mais Notícias de Entretenimento
Redes Sociais/Reprodução
19/04/2024  16h17 Lagarto comemora 144 anos com shows de Bell Marques e Durval Lellys
O evento, que terá início às 21h, contará com shows de grandes nomes da música
Divulgação
19/04/2024  16h00 Sarauzin acontecerá dia 18 de maio no Museu da Gente Sergipana
Balada conceito do Clube, 30ª edição do evento terá o tema “São João Caipira”
Agência Sergipe
19/04/2024  16h00 Pôr do Som: confira a programação deste sábado (20) e domingo (21)
Evento segue animando os finais de semana de abril na Orla Pôr do Sol, em Aracaju (SE)
Divulgação
19/04/2024  11h58 Raquel Diniz e Saulo Ferreira Celebram a Música de Milton Nascimento
Apresentação acontecerá nesta sexta (19), no Café da Gente Sergipana
Vilella Produções
18/04/2024  19h40 Confira a programação cultural da Vilella Produções para o mês de maio
Sergipanos terão uma variedade de espetáculos para encantar e divertir a família

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado