Técnica da xilogravura alia cultura popular à geração de renda | F5 News - Sergipe Atualizado

Técnica da xilogravura alia cultura popular à geração de renda
Entretenimento 16/08/2011 16h28

A programação do ‘Agosto Para Todos’ já começa a todo vapor. Após a animada abertura da oficina de técnicas de pífano, ocorrida na manhã desta segunda-feira (15), em São Cristóvão, foi a vez dos aracajuanos e amantes das artes iniciarem a oficina de xilogravura, no Centro de Criatividade. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que visa, no mês do folclore, promover a diversidade cultural sergipana.

No primeiro dia de oficina no Centro de Criatividade, os participantes conheceram um pouco da história e da importância desta arte. Segundo o diretor do Centro, Isaac Galvão, a proposta da oficina é muito importante, pois alia a diversidade da cultura popular às técnicas de aprendizagem.

“Nas culturas populares não existe apenas um gênero. Além dos grupos folclóricos, há as comidas típicas e arte como a xilo, por exemplo. É justamente esse nosso objetivo com as oficinas do Agosto para Todos: mostrar as inúmeras faces da cultura popular, aliada a atividades que proporcionem renda para os participantes”, explica.

Para o ministrante Elias Santos, um diferencial desta oficina é a oportunidade que os participantes têm de aliar atividade cultural à geração de renda. “A xilogravura é uma das mais fáceis técnicas de gravação. Com materiais simples é possível transformar uma gravura em um projeto de arte. Por isso é tão fácil fazer dela uma fonte de renda. O xilogravador pode ilustrar um livro infantil, fazer uma ilustração circense, pode multiplicar a imagem ou transformar em cartão de natal. Isso tudo gera renda e proporciona ganho para os participantes”, afirma.

Participantes

Para aqueles que marcaram presença na oficina, a expectativa é, além de aprender uma nova técnica artística, encontrar uma nova forma de obter renda. O auxiliar administrativo Rosivaldo Alves é uma das pessoas que esperam obter benefícios com a técnica. Para ele, a oficina será uma oportunidade de passar o conhecimento para sua comunidade e posteriormente realizar uma possível exposição.

“Tenho uma base na área e pretendo construir uma perspectiva de multiplicação desta arte e um dia vender os trabalhos que eu criar. Acredito que assim poderei estar gerando emprego e renda para os moradores da minha comunidade”, observa.

Para a jovem Ana Paula, que no momento está desempregada, a oficina será uma forma de tentar descobrir uma nova profissão. “Soube que o curso é muito bom, e fiquei curiosa para conhecer a técnica. Acho que para mim vai ser uma oportunidade nova, pois posso descobrir um dom e quem sabe seguir na área”, completa.

Sobre xilogravura

A xilogravura é uma técnica em que se entalha a madeira, com ajuda de instrumentos cortantes, a figura ou forma que se pretende imprimir. Em seguida, usa-se um rolo de borracha com tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta revelando a figura. No Brasil, esta arte é uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa e se desenvolveu na literatura de cordel.

Foto: Fabiana Costa/Secult

Mais Notícias de Entretenimento
Lula Ribeiro convida Roberta Campos, no Teatro Atheneu
08/12/2021  10h00 Lula Ribeiro convida Roberta Campos, no Teatro Atheneu
O cantor retoma projeto na capital sergipana neste final de semana
Paris dos trópicos: conheça os principais atrativos de Manaus
08/12/2021  07h00 Paris dos trópicos: conheça os principais atrativos de Manaus
Com 2 milhões de habitantes. Já foi uma das cidades mais ricas do Brasil
 ‘Locke & Key’ e ‘A Roda do Tempo’: a fantasia e seus lucros levados muito a sério
08/12/2021  06h00  ‘Locke & Key’ e ‘A Roda do Tempo’: a fantasia e seus lucros levados muito a sério
Sucessos na Netflix e no Prime Video, respectivamente, atestam o vigor do gênero
Sollares terá edição ainda em dezembro em Aracaju; veja line-up
07/12/2021  07h00 Sollares terá edição ainda em dezembro em Aracaju; veja line-up
Atrações foram confirmadas no dia 25 de dezembro
Luzes natalinas são acesas no Parque da Sementeira e na Orla da Atalaia
06/12/2021  23h10 Luzes natalinas são acesas no Parque da Sementeira e na Orla da Atalaia
Em 2021, o Natal Iluminado se expandiu para diversos pontos da cidade