V Xirê da Consciência Negra promove debate sobre a luta antirracista | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
V Xirê da Consciência Negra promove debate sobre a luta antirracista
Evento acontece nos dias 25 e 26 de novembro em Sergipe de forma online e gratuita
Entretenimento 17/11/2021 12h11


O Ilê Axé Alaroke promove, nos dias 25 e 26 de novembro, a 5ª edição do Xirê da Consciência Negra, com o tema ‘Saberes e Produção de Conhecimento na Luta Antirracista’. O evento será realizado online, gratuito, via Instagram (@alaroke), a partir das 21h, sendo voltado à sociedade em geral. O objetivo é comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, compartilhando conhecimento e fomentando o debate que perpassa pelo enfrentamento da intolerância religiosa no Brasil.

No dia 25, o Xirê traz para discussão o tema: Os “De Comer” no Candomblé: Encantamentos e Saberes, com a participação do babalorixá do Ilê Axé Alaroke (Sergipe), Juracy Júnior Xaguinandji, que é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); da iyalorixá do Ilê Axé Yapondá Bamirê (Rio de Janeiro) Maria Auxiliadora Batista Yapondá; e do babalorixá do Ilê Obá L’Okê (Bahia), Vilson Caetano, que é professor doutor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e autor de livros como ‘Comida de Santo que Se Come’ e ‘Na Palma da Minha Mão: Temas Afro Brasileiros e Questões Contemporâneas’. A mediação da Mesa fica por conta de Lina Delé Nunes, mestra e doutoranda em Antropologia, atuando em pesquisas sobre alimentação e religiosidade na UFBA.

Já no dia 26, a Mesa de Debate é sobre Educação Decolonial e Epistemologias de Terreiro na Luta Antirracista, reunindo o babalorixá do Ile Ase Sango (São Paulo) Sidnei Nogueira, que é doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo e autor de livros como ‘Intolerância Religiosa’, obra finalista do Prêmio Jabuti; a doutora em Educação e professora da UFS Marizete Lucini e o babalaxé Fernando Aguiar, doutor em Educação e professor da UFS. A mediação será feita pelo ogã Ramon Diego, que é mestre em Ciências da Religião pela UFS.

Xirê da Consciência Negra

O Xirê da Consciência Negra tem se consolidado, nos últimos cinco anos, como importante evento realizado pelos povos de terreiro com viés de resistência, gerando debates sobre enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa e propondo políticas públicas voltadas à garantia dos direitos dos adeptos de religiões de matriz africana.

 

A iniciativa não conta com nenhum tipo de financiamento, sendo executada por meio de parcerias feitas entre as comunidades de terreiro, pesquisadores, intelectuais e artistas. As três primeiras edições aconteceram de forma presencial, enquanto, em 2020, as atividades passaram a ser virtuais, por conta das restrições impostas pela pandemia. A primeira edição, realizada em 2017, contou com uma mesa redonda sobre os Terreiros como Espaços de Preservação da Identidade, uma exposição de telas e fotografias com a temática ‘Axé’, oficinas de textura e turbante e um Encontro de Terreiros, com debates sobre Empreendedorismo nas Casas de Axé, os Direitos dos Povos de Terreiros e a Preservação do Meio Ambiente.

Na edição de 2018, a programação do Xirê da Consciência Negra disponibilizou oficinas de turbante, estamparia, dança afro e percussão; feira preta; apresentações culturais e debates acerca da cultura negra, dos povos de terreiros e do racismo, com mesas redondas sobre temáticas como “Mulher Negra, Estética e Representatividade” e “Pluralidades do Racismo Contra os Negros e Contra os Povos de Terreiro no Brasil”. O III Xirê, promovido em 2019, teve como tema ‘A memória e a Identidade do Candomblé em Sergipe’, enquanto que o IV Xirê, edição de 2020, trouxe para discussão a “Filosofia Africana como Contributo para as Comunidades de Terreiros”, e outras mesas sobre “Povos de Terreiro, Comunidade e Ancestralidade” e “Educação Intercultural, Educação nos Terreiros e Protagonismo Negro”. Também foi dado espaço para Comunicações Coordenadas sofre Artes Afrocentradas.

Programação do V Xirê da Consciência Negra

(online, via instagram: @alaroke)
Tema: Saberes e Produção de Conhecimento na Luta Antirracista

25/11 – às 21h
Mesa 1: Os “De Comer” no Candomblé: Encantamentos e Saberes
Com Vilson Caetano, Juracy Júnior e Maria Auxiliadora Batista Yapondá.
(Mediação: Lina Delé Nunes)

26/11  – às 21h
Mesa 2: Educação Decolonial e Epistemologias de Terreiro na Luta Antirracista
Com Sidnei Nogueira, Marizete Lucini e Fernando Aguiar.
(Mediação: Ramon Diego)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Entretenimento
Gasú
23/04/2024  18h30 Danilo Duarte se junta aos Beneditos para apresentar canções autorais
Divulgação
23/04/2024  12h23 Chef Claudinha Ramos inaugura o “Âmago” com toda sua essência gastronômica
Divulgação
23/04/2024  12h00 Atheneu receberá peça ‘Nunca Desista de seus Sonhos’: 
Instagram/Reprodução
22/04/2024  18h31 Taylor Swift revela significado das músicas presentes no novo álbum
Redes Sociais/ Reprodução
22/04/2024  15h54 Exclusivo: Mani Rego aluga casa para pai de Davi morar

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado