Cultura
Veja a programação do Dia da Consciência Negra no Museu da Gente
O evento acontecerá na tarde do dia 20 e é totalmente gratuito
Entretenimento 18/11/2019 11h25

Na tarde do dia 20 de novembro, em celebração à existência e resistência do povo negro, o Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, e em parceria com o Instituto Luciano Barreto Júnior e o movimento ‘Mulheres Negras Decidem’, promove evento com uma programação especial que contará com apresentações culturais, exibição de documentário e palestras, cujo objetivo é homenagear, reconhecer e fortalecer a cultura negra, dando um recorte para a forte presença feminina nos quilombos e no movimento negro em todo o Brasil.  

A programação terá início às 14h com apresentação da peça ‘Coisa do Meu Matulão’, fruto de oficina com os alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior. Em seguida terá a exibição do documentário ‘Um olhar sobre os Quilombos do Brasil – Quilombo Mocambo de Porto da Folha/Sergipe’, com direção de Cida Reis e Junia Torres, longa metragem que conta a história da (re)existência  da comunidade quilombola de Mocambo no sertão do Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe.

Posteriormente, a quilombola da comunidade Mocambo de Porto da Folha, enfermeira e mestranda em Antropologia pela UFS, Sheylla Acácio, apresentará a palestra ‘Mocambo: um olhar sobre o cotidiano feminino no quilombo’. Logo depois, a advogada, mestranda de políticas públicas em Direitos Humanos, colunista da Carta Capital e articuladora política do movimento ‘Mulheres Negras Decidem’, Laura Astrolábio, aborda em sua palestra o tema ‘Mulheres Negras Decidem’. Após as palestras e o debate sobre as temáticas, o grupo aracajuano Asè Dori encerra a programação com muito maracatu.

Dia da Consciência Negra

É nacionalmente comemorado desde o primeiro dia de novembro, marcando ações para lembrar e destacar a luta histórica dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social. O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo país no dia 20 de novembro, dia da morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão no nordeste. A celebração busca a reflexão sobre a posição social dos negros. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época da escravidão ainda convivem com preconceito e discriminação. 

Vale ressaltar que esta data está regulamentada pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas propiciando debates sobre a história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, o que resultou num resgate das contribuições dos povos negros na área social, econômica e política ao longo da história do país.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Local: auditório do Museu da Gente Sergipana
Entrada gratuita

14h – Apresentação Teatral ‘Coisas do meu matulão’
(Instituto Luciano Barreto Júnior)

14h30 – Exibição do documentário ‘Um olhar sobre os Quilombos do Brasil – Quilombo Mocambo de Porto da Folha – Sergipe’ (Direção: Cida Reis e Junia Torres)

15h – Palestras
‘Mocambo: um olhar sobre o cotidiano feminino no quilombo’
Com Sheylla Acácio (Quilombola da comunidade Mocambo de Porto da Folha, enfermeira, mestranda em Antropologia pela UFS)

  • Palestra ‘Mulheres negras decidem’

Com Laura Astrolábio (Advogada, mestranda de políticas públicas em Direitos Humanos, colunista da Carta Capital e articuladora política do movimento ‘Mulheres negras decidem’)

  • DEBATE

16h – Apresentação cultural com o Maracatu Asè Dori (Aracaju)

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Entretenimento
Foto:Jonatha Dionisio
07/12/2019  11h45 Feirinha da Gambiarra será realizada neste domingo
Espetáculo Senhora dos Restos (Foto: Funcap)
06/12/2019  11h44 Glória, Pirambu e Itabi recebem V Festival Sergipano de Artes Cênicas 
Evento apresenta diferentes expressões artísticas e culturais ao público
Foto: divulgação
05/12/2019  15h00 Tequila Café apresenta Reggae Jamaicano nesta sexta-feira
Confira as atrações da casa de shows na Orla de Atalaia
Foto: divulgação
05/12/2019  12h45 Sergipana canta abertura de nova novela da Record
Laiana Lamara é a compositora da canção que estará em Amor Sem Igual
Foto: divulgação
05/12/2019  12h38 Grupo Vocal Staccato comemora 32 anos com concerto
Grupo enaltece canto coral com músicas que fizeram parte da sua trajetória