Yaônilé Cia de Dança Afro e Negra se apresenta no Ceará | F5 News - Sergipe Atualizado

Yaônilé Cia de Dança Afro e Negra se apresenta no Ceará
Entretenimento 30/11/2011 15h58


Por Fernanda Araujo

A Companhia de Dança contemporânea de Sergipe, Yaônilé, se apresentará no estado do Ceará nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, no Trairi - distrito paradisí­aco do municí­pio de Flecheiras, a 120 km de Fortaleza, onde os dançarinos participarão da sexta edição do Festival das Algas. É a primeira viagem do grupo para outro estado.

Os integrantes da Yaônilé  foram contemplados pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural n° 02/12 da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, o que possibilitou boa parte dos recursos para a viagem. Na ocasião, eles ainda comemoram o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, celebração que faz parte do decreto da Organização das Nações Unidas (ONU). Para o criador e coreógrafo do Grupo, Danilo Aguiar, a viagem trará o alcance para que outros tenham conhecimento do seu trabalho. 

“Estamos radiantes. Além de estender o alcance do nosso trabalho, poderemos fazê-lo em um local como Flecheiras, onde a natureza dá um show incrível de beleza. Ter a oportunidade de conhecer um grande empreendimento hoteleiro ‘Orixás Club’ que homenageia os Orixás e a interação entre os outros grupos que lá se fizerem presentes. E tudo isso junto ainda não explica a nossa ansiedade e empenho para tornar esse momento inesquecível.”

Na bagagem, Danilo enfatiza que levará muitas novidades, como por exemplo, o Afoxé de Rua, também chamado de Candomblé de Rua e estreará a primeira peça de Samba Reggae em homenagem ao povo das Águas (aos que tem alma de jangadeiro). Além dessas danças, eles ainda pretendem abrilhantar o show  com o carro-chefe do Grupo, a Dança dos Orixás.

Composto por 20 pessoas, entre dançarinos e equipe de produção, a companhia completa dois anos no dia 8 de dezembro. Nasceram com a proposta de mostrar os ritmos afrobrasileiros de uma forma diferenciada. “O trabalho de três anos que desenvolvi como voluntário no Colégio Atheneu, me possibilitou delinear uma nova plataforma de inserção desses ritmos no cenário cultural, primando pelo visual e pela beleza das manifestações”, contou.

A companhia já realizou apresentações em vários municípios de Sergipe, inclusive em Santo Amaro das Brotas e também em Laranjeiras na ocasião do XXXVI Encontro Cultural da Cidade. Ainda assim, Danilo Aguiar pontua alguns problemas enfrentados pelos dançarinos. “A falta de um espaço próprio atravanca muito nosso desenvolvimento e a falta de patrocínio é algo que dificulta o processo de apresentações. Mas não vamos parar. Enquanto o espaço próprio não acontece nós utilizamos os equipamentos públicos disponíveis, que atendem parte dessa necessidade”, disse Danilo, lembrando ainda o fator preconceito justamente por abordar danças relacionadas com os Orixás.

Yaônilé Cia de Dança

Segundo Danilo Aguiar, o termo 'Yaônilé' é o resultado da fusão de duas outras palavras do dicionário Iorubá. ‘YAÔ’ que quer dizer 'iniciado' e ‘ONILÉ’ que, pela mitologia africana, seria a ‘Mãe Terra’. No final temos Yaônilé - 'iniciados pela terra' ou 'Filhos da Terra'. “A Cia de Dança Afro Contemporânea Brasileira é nossa proposta matriz. Própria concepção coreográfica que não se limita a mostrar apenas a dança, mas também a influência que essas forças exercem sobre seus filhos, através dos movimentos. E brasileira porque, antes de tudo, essa é a nossa terra e temos orgulho em ser brasileiros.”

Foto: Divulgação

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
27/03/2024  19h15 Igrejas evangélicas celebram a Páscoa com programação especial em Aracaju
Entre as atividades estão os musicais, o Sermão do Monte e o Auto da Páscoa
Redes Sociais/ Reprodução
27/03/2024  14h41 “Agora somos 4”, afirma Mel Fronckowiak ao anunciar segunda gravidez
A jornalista usou o Instagram para anunciar que sua família com vai aumentar
reprodução/TV Globo
26/03/2024  06h32 BBB 24: internautas pedem expulsão de Davi e MC Bin Laden após briga
Davi e MC Bin Laden precisaram ser separados pelos colegas de confinamento
Divulgação
26/03/2024  06h00 Orquestra Jovem faz concerto gratuito em comemoração a seus dez anos
O evento irá acontecer no Teatro Tobias Barreto, com participações especiais
Metrópoles/ Reprodução
25/03/2024  17h10 Anne Hathaway revela ter sofrido aborto durante estreia na Broadway
Em entrevista, a atriz relembrou o caso de aborto espontâneo que sofreu em 2015

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado