Corrida Cidade de Aracaju: assessorias preparam atletas para a competição | F5 News - Sergipe Atualizado

Corrida Cidade de Aracaju: assessorias preparam atletas para a competição
Prova em comemoração ao aniversário da cidade acontece no dia 26 de março
Esporte | Por Agência Aracaju 18/03/2022 13h24 - Atualizado em 18/03/2022 18h04


A Corrida Cidade de Aracaju chega à 37ª edição no próximo dia 26 e para garantir o bom desempenho de atletas, assessorias esportivas seguem focadas na preparação dos corredores que participarão da competição realizada pela prefeitura da capital, por intermédio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) em comemoração ao aniversário de fundação da cidade.

Treinador de atletismo, Jaime Madureira conta que desde janeiro prepara seus alunos a partir do planejamento em especificidade, um tipo de treino que é realizado no local da prova. “Em dez anos de assessoria, nunca fizemos dessa forma. Então, elaboramos oito semanas, visando a prova”, diz.

Aluna de Jaime e corredora há dez anos, Inês Cristina Campos, de 62 anos, avalia esse novo método de preparação como incentivador e desafiador. “Nos outros anos a gente só treinava na Coroa do Meio e na Atalaia, e esse ano estamos indo para São Cristóvão, fazendo trechos, fazendo com que nosso corpo se prepare para aquele trecho, até completar todo o percurso", detalha.

O treinador afirma ter como meta cuidar não só da preparação corporal dos corredores, mas também da saúde física e emocional. “Os detalhes como a roupa, o tênis, temperatura da água, suplementação sugerida por profissionais da nutrição, tudo tem que ser orientado, porque são atletas de verdade”, ressalta Jaime.

Os treinos, explica o profissional, são formas de garantir aos atletas condicionamento físico. “Para quem está iniciando, o principal desafio é a quilometragem, mas com dedicação vem a superação”, diz.

A corredora Kátia Andrade, de 55 anos, irá competir no trajeto de 24 km pela segunda vez. “A preparação é sempre uma festa para nós, nos reunimos, treinamos e comemoramos os resultados”.  Sua colega no clube e corredora há oito anos, Cláudia Costa, de 56 anos, sente orgulho da própria trajetória e parabeniza todas as mulheres envolvidas na corrida.

“A corrida em si é um desafio, principalmente para nós que já temos uma idade mais elevada, então a preparação e orientação que recebemos é fundamental, e o professor Jaime tem todo um cuidado conosco”, afirma Cláudia ao destacar a importância de um acompanhamento profissional na preparação para a corrida.

Faltando poucos dias para a prova, os corredores já começam a dobrar os cuidados com o corpo e diminuem a intensidade dos treinos visando o descanso físico. De acordo com a treinadora de atletismo Lívia Pires, que atua na área há seis anos com o clube esportivo Lívia Team, é o momento de controle e equilíbrio, principalmente emocional.

“Já estamos na contagem regressiva, indo para o último treino longo e depois a preparação segue na fase de polimento, que é a fase de descanso para que no dia da prova o aluno esteja no seu ponto ótimo, muito bem preparado, motivado a enfrentar o desafio.”, enfatiza.

Concorrendo pela segunda vez nos 24 km, a corredora Shirley Rocha avalia que os treinos especiais deste ano fizeram diferença em sua rotina. "O ciclo é uma delícia, a planilha de treinos, a constância dos grupos, treinos aos sábados, sempre em um lugar diferente, é uma energia muito boa.”

Além disso, os cuidados com a alimentação, para Shirley, são essenciais nessa reta final. “Mantenho a regularidade dos treinos, faço massagens, uma boa alimentação e exercícios de fortalecimento dos músculos”, pontua.

Em 2020, muitos atletas se preparam para competir, mas houve o cancelamento do evento pelas condições preocupantes da pandemia. Durante a pausa, as consultas continuaram de modo online, mas nada se compara a um treino ao ar livre, principalmente para aqueles calouros que anseiam competir pela primeira vez, como é o caso da corredora Candice Bittencourt, também aluna do Lívia Team.

“Comecei a treinar com Lívia em 2019, estou inscrita na corrida desde 2020, me sentia bem preparada, mas aconteceu a suspensão por conta da covid. Irei participar no trajeto de 10 km e estou bastante ansiosa para, finalmente, participar dessa corrida tão importante e famosa da cidade de Aracaju”, diz.
 

Mais Notícias de Esporte
Rede social/Reprodução
28/03/2024  14h44 Fluminense prepara possível retorno de Thiago Silva, diz Bittencourt
Lucas Emanuel/FCF
28/03/2024  07h51 Itabaiana dá adeus ao Nordestão com mais uma derrota
Raul Baretta/Santos FC
28/03/2024  07h32 Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista
Redes Sociais/Reprodução
27/03/2024  16h08 É do Brasil: Huertas se torna o maior assistente do basquete espanhol
Divulgação
27/03/2024  15h12 Confiança adere ao pacto nacional pela consciência vacinal

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado