Mesmo sem data prevista, academias se preparam para reabertura em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Pandemia
Mesmo sem data prevista, academias se preparam para reabertura em Aracaju
Disputa judicial deve atrasar ainda mais o plano de retomada econômica do governo
Esporte | Por Saullo Hipolito e Will Rodriguez 11/07/2020 08h03


Mesmo sem previsão de retomada das atividades presenciais, as academias de Aracaju começam a se movimentar na definição de protocolos para quando o Governo do Estado autorizar a reabertura. Com mais de 110 dias de portas fechadas por causa do isolamento social necessário para conter a pandemia do novo coronavírus, esses estabelecimentos estão contemplados na segunda fase do plano de retomada econômica do governo, mas como a primeira fase foi suspensa por determinação da Justiça Federal, as incertezas quanto à volta se acentuam. Até lá, os espaços recebem adaptações e as redes sociais seguem como canal de ligação entre professores e alunos.

Mesmo sem divulgar o impacto financeiro nesta época de parada, os donos da unidade sergipana da rede Alpha Fitness, no bairro 13 de Julho, comemoram a retomada gradual da economia em quase toda parte do Brasil e, dispondo já de um protocolo montado para a reabertura, argumentam que é preciso cuidar da saúde.

“A Alpha já tomou todas as medidas cabíveis, montou todo o protocolo de segurança para o momento de retomada e está apenas aguardando as autoridades locais (assim como em Salvador e Lauro de Freitas; em Vitória da Conquista, onde nossa nova unidade está pronta e não chegou a ser inaugurada). Nossa preocupação é colaborar para a saúde das pessoas. Acreditamos que as autoridades estão se baseando em dados e estudos para definir as fases. Aguardamos nossos alunos com todo cuidado e com muita saudade”, disse a assessoria de imprensa da academia.

No mesmo caminho, a Smith Academia, no bairro Grageru, já estabeleceu os cuidados necessários quando for possível retomar as aulas no espaço físico. O  proprietário Bruno Smith não esconde a ansiedade e também demonstra preocupação com a demora no avanço das fases no Plano de Retomada da Economia.

“É extremamente preocupante essa demora. Temos visto dezenas de academias em Aracaju e no Estado que já fecharam as portas. Em muitos países, como nos Estados Unidos, as academias foram colocadas em primeiro plano na retomada por conta da sua contribuição na saúde mental e física da população. Diversas capitais brasileiras já estão com as academias em funcionamento, como São Paulo e o Rio de Janeiro. No Nordeste temos o exemplo do Maranhão e do Ceará. Todos os estados estão ou estiveram em situação muito pior que Sergipe em relação à pandemia, e já reconheceram a importância das academias abertas para a saúde da população”, afirmou Bruno Smith.

Segundo as academias, os protocolos sanitários emitidos pela ACAD (Associação Brasileira de Academias) e pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física) serão seguidos, dentre eles:

1 - Acesso por reconhecimento facial e QR CODE ( evitando contato com a catraca digital );
2 - Tapete sanitizante, borrifadores de álcool 70% em cada um dos equipamentos;
3 - Redução em 50% dos alunos nas turmas da piscina e aulas coletivas;
4 - Redução em 50% dos equipamentos cardio.

Os equipamentos de trabalho também precisam ser esterilizados após cada atendimento e os funcionários e os clientes serão obrigados a usar máscara. 

Sobre o agendamento, o proprietário da Smith informou que a academia foi preparada tecnicamente para atender o número de alunos que será determinado pelos órgãos competentes, estipulando um bloqueio automático de lotação identificado pela própria catraca no controle de acesso. Através do aplicativo, o aluno consegue ver, antes de sair de casa, a lotação da academia e definir sua melhor hora de ir treinar, com a menor aglomeração possível.

A Rede Alpha Fitness lançou em suas plataformas sociais, um vídeo (veja abaixo) com todo o protocolo de segurança para a retomada das atividades nas academias. O vídeo traz de forma detalhada as novas medidas que passarão a ser adotadas – e que têm base em regras das organizações internacionais de saúde e de acordo com o que vem sendo praticado em países onde as academias já voltaram a funcionar.

O acesso de alunos às unidades terá número limitado e será feito com agendamento prévio de horário. O aplicativo da Alpha, inclusive, será não apenas utilizado para marcar os horários e unidades de preferência, como também será ferramenta para liberar as catracas nas academias, de modo a não necessitar contato físico do aluno com as entradas. Confira todos os protocolos estabelecidos pela academia:


 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Esporte
Vitor Silva/Botafogo
25/04/2024  07h12 Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Libertadores
Divulgação
24/04/2024  16h17 Zagueiro Robson é o terceiro contratado do dia pelo Confiança
Divulgação Ascom
24/04/2024  11h09 Sergipe X ASA: ingressos para o duelo já estão à venda
Montagem Divulgação Ascom ADC
24/04/2024  10h54 Confiança anuncia dois reforços para seu elenco 
Pedro Souza/Atlético Mineiro
24/04/2024  07h26 Gustavo Scarpa brilha e Atlético-MG bate o Peñarol na Libertadores

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado