Palmeiras continua sem mundial: time perdeu na final para o Chelsea | F5 News - Sergipe Atualizado

Mundial de Clubes
Palmeiras continua sem mundial: time perdeu na final para o Chelsea
O clube inglês venceu, na prorrogação, com um gol de pênalti do alemão Kai Havertz
Esporte | Por Antonio Cardoso 12/02/2022 19h42 - Atualizado em 12/02/2022 20h35


O Palmeiras perdeu a final do Mundial de Clubes para o Chelsea, em jogo realizado neste sábado (12), no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O time inglês foi campeão pela primeira vez na sua história, já o clube brasileiro terá que conviver por mais algum tempo com a piada feita pelos rivais: “O Palmeiras não tem Mundial”. 

O Chelsea saiu na frente com Romelu Lukaku, o belga subiu mais alto que a zaga brasileira para abrir o placar aos 10’ da segunda etapa. O Palmeiras empatou logo depois, aos 19’, com Rafael Veiga marcando de pênalti, após o zagueiro brasileiro Thiago Silva, que joga na Inglaterra, tocar com a mão na bola dentro da área.

O jogo seguiu empatado até os 12 minutos do segundo tempo da prorrogação, quando o zagueiro do Palmeiras, Luan, também tocou a mão na bola dentro da área. O alemão Kai Havertz bateu bem, no canto, sem chance para Weverton. Chelsea 2 a 1, faltando 3 minutos para o fim definitivo do tempo regulamentar. O mesmo defensor Luan ainda foi expulso nos acréscimos do tempo prolongado.

O Chelsea foi superior e comandou as ações em campo com mais chutes a gol, posse de bola e passes trocados. Mas essa, já há algum tempo, é a estratégia de jogo do Palmeiras comandado por Abel Ferreira. O time, mesmo sem ter a bola no pé na maior parte do tempo, é perigoso e abusa da velocidade de seus jogadores nos contra-ataques. 

Só que dessa vez não foi suficiente. A pressão aplicada pelo time inglês, principalmente, na segunda etapa da prorrogação, mostrou a disparidade técnica entre as equipes. Isso também é visível no aspecto financeiro. O Chelsea tem, hoje, o valor de mercado aproximado em R$ 5,2 bilhões. O Palmeiras, por outro lado, está avaliado em pouco mais de  R$ 1 bilhão.

Chelsea primeira vez campeão do mundo 

O Chelsea Football Club era um time modesto da cidade de Londres, sem muita projeção internacional. A partir dos investimentos do empresário russo Roman Abramovich, que começaram em 2003, o time inglês  passou a ser uma potência não só na Inglaterra, como na Europa, centro do futebol mundial. 

Em 2012, o Chelsea disputou a sua primeira final do Mundial de Clubes, após ganhar a Champions League pela primeira vez. E disputou, justamente, contra outro time brasileiro e paulista, o Corinthians. Só que com um gol do peruano Guerrero para o Timão, o clube inglês voltou para casa sem o troféu. 

Desta vez, o Chelsea chegou com sede de vitória em Abu Dhabi e não deixou passar a segunda chance. Que, no caso do Palmeiras, após três tentativas, ainda não foi campeão mundial de clubes. A falta desse título é o suficiente para a zoação dos rivais, mesmo o time alviverde sendo um dos supercampeões deste século no Brasil. 

A piada na boca dos rivais 

Apesar de ser comum torcedores brasileiros de outros clubes torcerem pelo representante do país na competição, esse ano não foi muito bem assim. O Palmeiras colecionou títulos nos últimos anos e atraiu uma indesejável rivalidade além do território paulistano. Como é possível ver na zoação das redes sociais. 

“O Palmeiras não tem Mundial” é uma piada antiga e que ganhou força após o time conquistar as duas últimas taças da Copa Libertadores da América, competição que dá o passe para o campeonato mundial, e não conseguiu trazer para casa o título definitivo de campeão do mundo. 

Mesmo assim, é inegável o momento vitorioso do clube paulista. Desde a chegada do técnico português Abel Ferreira, o Palmeiras já venceu três títulos em pouco mais de 15 meses de comando: duas Copas Libertadores (2020 e 2021) e uma Copa do Brasil 2020. O time volta ao para casa com a cabeça erguida e sentimento de dever cumprido. 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SE Palmeiras (@palmeiras)

 

Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Esporte
Rede social/Reprodução
28/03/2024  14h44 Fluminense prepara possível retorno de Thiago Silva, diz Bittencourt
Lucas Emanuel/FCF
28/03/2024  07h51 Itabaiana dá adeus ao Nordestão com mais uma derrota
Raul Baretta/Santos FC
28/03/2024  07h32 Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista
Redes Sociais/Reprodução
27/03/2024  16h08 É do Brasil: Huertas se torna o maior assistente do basquete espanhol
Divulgação
27/03/2024  15h12 Confiança adere ao pacto nacional pela consciência vacinal

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado