Saiba como manter atividades físicas durante período de confinamento | F5 News - Sergipe Atualizado

Coronavírus
Saiba como manter atividades físicas durante período de confinamento
Exercícios físicos podem aumentar a imunidade no decorrer do isolamento social
Esporte | Por Saullo Hipolito 22/03/2020 17h15


Diante da pandemia do novo coronavírus, diversos estabelecimentos já foram fechados seguindo decretos de Estados e Municípios por todo o país, providência que visa evitar aglomerações de pessoas. Entre esses locais estão as academias e centros de atividades físicas e esportivas. Desde a segunda-feira (16), vários já não abriram e muita gente tem se perguntado como manter a rotina de atividades físicas, mesmo em casa.

Alguns profissionais de educação física, bem como personal trainers e professores de artes marciais estão se solidarizando e publicando em suas redes sociais exercícios para quem está no isolamento e quer manter a rotina de exercícios em dia. De acordo com eles, as atividades físicas, especialmente em ambientes abertos, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

 F5 News conversou com o professor de Kickboxing em Aracaju Rodrigo Abreu, que adotou a medida e tem ajudado muitos dos seus alunos. Ele ressaltou que publicou o conteúdo com o objetivo de manter as pessoas saudáveis e ativas mesmo em casa, mantendo a boa forma e o condicionamento.

“Os exercícios são importantes tanto para saúde física, como também para a saúde mental. Eles são feitos apenas com o peso do próprio corpo, em forma de circuito, com treinamento curto e com alta intensidade. Obedecendo os limites do corpo e percebendo as indicações do corpo”, ressaltou Rodrigo Abreu.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Treino em casa! ✅ #desafioquarentena De 0️⃣3️⃣ a ???? rounds Iniciantes: 3 rounds Intermediários: 4 a 6 rounds Avançados: 8 a 10 rounds 1° Corrida estacionária (20 repetições) 2° Chute peito de pé ( 10 de cada perna) 3° Agachamento com salto (10 repetições) 4° Burpee com salto ( 10 repetições) Atenção quanto a esse último exercício! Fazer os exercícios em forma de circuito. Descanse de 1 a 2 min. Marca seu tempo! • • • Att Fazer em menor tempo possível. Quanto mais rápido fizer, mais intenso fica. ???? Esteja atento aos limites e sinais do seu corpo. Gostou? Marque um amigo e vumbora treinar! #quarentreino #desafio #fitness #treino #saúde #qualidadedevida #lifestyle #motivação #kickboxing #Personalfight #rastorm #teamrastorm #aracajusergipe

Uma publicação compartilhada por Rodrigo Abreu (@rodrigo.abreu_) em

Como sair às ruas não foi proibido no Brasil, como já aconteceu em países como Itália e Espanha, especialistas aconselham que as pessoas façam atividades físicas ao ar livre, sozinhas, e mantendo pelo menos dois metros de distância das outras pessoas, como as corridas.

“Academia de forma alguma, o que dá para se fazer são os exercícios em casa, bem como não há nada que impeça você de fazer uma corrida de rua individual. A pessoa não vai encostar em superfície nenhuma, não vai falar com ninguém, fora que é excelente para a imunidade, então, quem está com receio de correr na rua, não tenha, faça. Só evite corridas em grupo”, alertou o médico infectologista, Thiago Mendes em live do Decós Day Hospital.

Cuidados básicos para a prática esportiva durante a pandemia: 

Prefira exercícios ao ar livre;

Evite tocar o rosto, especialmente mucosas, boca, nariz e olhos – mesmo após o uso do álcool gel ou após lavar suas mãos;

Não compartilhe objetos de uso pessoal com outros corredores, a exemplo de garrafas de água e toalhas de rosto;

Mantenha-se hidratado, com uma dieta equilibrada e atividade física regular para fortalecer o sistema de defesas do organismo;

Ao tossir ou espirar, cubra sempre com o braço ou com lenço de papel (descarte imediatamente após o uso). É importante não utilizar as mãos.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Esporte
Redes Sociais/Reprodução
27/03/2024  16h08 É do Brasil: Huertas se torna o maior assistente do basquete espanhol
Divulgação
27/03/2024  15h12 Confiança adere ao pacto nacional pela consciência vacinal
Divulgação
27/03/2024  09h30 4ª edição do 'Circuito Pé na Areia Esportenet APCEF/SE' tem campeões definidos
Rafael Ribeiro/CBF
27/03/2024  06h48 Brasil empata em 3 a 3 com Espanha em amistoso
FSF
25/03/2024  18h55 FSF abre inscrições para competições de base em 2024

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado