Surfista sergipano vira destaque após surfar onda gigante | F5 News - Sergipe Atualizado

Coragem
Surfista sergipano vira destaque após surfar onda gigante
Confederação Brasileira de Surfe avalia se essa foi a maior onda do ano
Esporte | Por Lucas Sá 16/08/2022 11h56 - Atualizado em 16/08/2022 14h26


O surfista sergipano Willyam Santana, de 32 anos, vivenciou um dos maiores momentos da sua carreira ao surfar uma onda com 6 metros de altura, provavelmente a maior do ano no Brasil.

A proeza ocorreu na última sexta-feira (12), durante a terceira janela do Itacoatiara Big Wave 2022, realizado em Niterói (RJ).

O surfista conversou com o F5 News sobre o episódio marcante.

“Possivelmente essa foi a maior onda surfada no Brasil neste ano, ela está em análise e já temos indícios que ela é maior que 6 metros. Estou muito feliz, pois Itacoatiara é a praia mais assustadora do Brasil e sempre que estou surfando por lá consigo sentir a mesma adrenalina da praia de Nazaré, em Portugal, uma das mais famosas do  mundo no quesito onda gigante”, disse Willyam ao portal.

A onda maior que 6 metros foi uma consequência da presença de um ciclone extratropical na costa brasileira. Ainda em análise pela Confederação Brasileira de Surfe, a onda surfada por Willyam pode ser considerada uma das maiores na história do Big Surf do país.

O Big Ryder, nome pelo qual são conhecidos os surfistas de ondas gigantes, começou cedo a se aventurar em cima da prancha. Residente no Rio de Janeiro há dez anos, o sergipano relembra o início da carreira.

“Comecei a surfar muito cedo, com apenas 13 anos de idade, no início foi bem difícil pois minha família não apoiava, exceto minhas avós materna e paterna. A sensação de estar levando o nome de Sergipe para o mundo é muito boa e gratificante, mas ao mesmo tempo fico triste, pois mesmo representando bastante não recebo nenhum incentivo do Estado”, disse o surfista.

Entre as recordações, Willyam relata que a mais emocionante foi vivenciada fora do país. “Sem dúvidas a praia mais marcante em que já surfei foi Nazaré, no distrito de Leiria, em Portugal. A praia de Zicatela no México também foi muito marcante, lá foi onde enfrentei a minha primeira onda gigante”, diz o sergipano.

Para o futuro, o objetivo do surfista é ingressar cada vez mais no cenário internacional e continuar levando o nome de Sergipe pelo mundo.

“O meu feito reverberou muito em Aracaju e no Brasil inteiro. Além disso, o portal internacional Magic Suids especializado em surfe, também noticiou o fato. Isso me deixou muito feliz”, disse Willyam Santana ao F5 News.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Esporte
Montagem F5 News/Sergipe
18/04/2024  16h34 Sergipe anuncia contratações de Téssio e Gilvan para Série D do Brasileirão
Mikael Machado/ADC
18/04/2024  15h02 Taça do Campeonato Sergipano está em exposição no shopping RioMar
Gilvan de Souza / CRF
18/04/2024  07h28 Flamengo derrota São Paulo e assume liderança do Brasileiro
Montagem F5 News/Confiança
17/04/2024  16h40 Confiança confirma contratação dos volantes Luiz Otávio e Anderson Recife
Igor Matias/Agência Sergipe
16/04/2024  15h37 Gol da Gente: aplicativo que troca cupons por ingresso está no iOS

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado