Aracaju
Aribé: mais de 90 mil pessoas foram impactadas pela campanha das calçadas
Ação alertou para barreiras móveis que impedem a mobilidade de quem anda a pé
Política 11/06/2019 16h05

O vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), apresentou nesta terça-feira (11) a prestação de contas da campanha “Calçadas: a caminhada começa com sua atitude”, que no último mês conscientizou a população aracajuana a respeito das barreiras móveis que impedem o livre caminhar de pedestres nas calçadas e passeios públicos da capital sergipana. “Mais de 90 mil pessoas foram impactadas com as ações de conscientização”, destacou na tribuna da Câmara de Vereadores.

A caravana da acessibilidade percorreu sete bairros de Aracaju orientando os moradores sobre objetos que podem se tornar verdadeiros obstáculos à mobilidade a pé. Segundo Lucas, foi possível dialogar com a sociedade esclarecendo a importância de que esses espaços permaneçam caminháveis. “Aracaju é de todos e para todos. E as calçadas foram feitas para o pedestre. Acredito que a grande mensagem dessa mobilização está expressa em uma paródia que o meu amigo Gabriel Batista compôs especialmente para a campanha: vamos nos unir para melhorar”, disse ao exibir o vídeo da paródia.

A campanha disponibilizou recursos informativos com orientações sobre o modo adequado de construção e conservação das calçadas, entre eles, um ebook e duas lives nas redes sociais com especialistas na área de desenvolvimento urbano. Preocupado com as futuras gerações, Lucas Aribé também visitou escolas públicas, privadas e instituições de apoio às pessoas com deficiência para fazer a distribuição gratuita de três mil exemplares do Jogo das Calçadas.

“Fomos em 24 lugares e tivemos uma receptividade muito boa da garotada que entendeu a nossa mensagem e, como sabemos, tem um potencial enorme de multiplicação. Quero registrar a minha gratidão a Artur Melo que fez a ilustração e aos demais parceiros que possibilitaram a confecção do jogo educativo, os deputados Georgeo Passos e Kitty Lima, a Casa Alemã e também ao Instituto Iluminar”, afirmou Lucas Aribé, ressaltando que todo material também foi oferecido no formato adaptado e plenamente acessível.

Além de proposituras do mandato de Lucas Aribé, a campanha resultou numa Carta Apelo que será encaminhada ao prefeito Edvaldo Nogueira reiterando a necessidade de elaboração de uma política municipal de recuperação das calçadas e passeios públicos. “Precisamos de um trabalho efetivo visando solucionar essa problemática, começando pela definição do padrão normativo a ser seguido e, posteriormente, produzindo conteúdos informativos para orientar a população quanto à execução dos serviços, visando eliminar todas as barreiras que impedem o direito de ir e vir dos pedestres”, diz Lucas no documento.

Engajamento

Pares de Lucas Aribé valorizaram a campanha das calçadas. A vereadora Emília Corrêa salientou que a pauta deveria nortear mais discussões no âmbito do Poder Público. “É preciso união dos vereadores para questões como essa que afetam a todos. Parabéns pelo seu comprometimento, Lucas. O interesse coletivo deve ser priorizado”, disse.

Américo de Deus corroborou o entendimento da parlamentar e acrescentou que a campanha estabeleceu um importante diálogo com os aracajuanos. “Com as visitas aos bairros foi possível ouvir a comunidade para saber em quais aspectos o Poder Público está falhando e como pode melhorar os seus serviços”, pontuou.

Já o vereador Cabo Didi, que recebeu a caravana da acessibilidade em seu bairro, atestou o impacto da campanha junto aos moradores locais. “Não só a garotada, mas todos entenderam o recado. Pode sempre contar com a gente para ações de cidadania como essa, Lucas”, afirmou em seu aparte. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Política
André Moura é exonerado do comando da Casa Civil do Rio de Janeiro
29/05/2020  10h32 André Moura é exonerado do comando da Casa Civil do Rio de Janeiro
Após oito meses no governo fluminense, sergipano diz que saiu "de forma amistosa"
Bolsonaro analisa três nomes e prevê evangélico para STF
29/05/2020  08h30 Bolsonaro analisa três nomes e prevê evangélico para STF
Presidente deve indicar duas vagas durante seu mandato presidencial
Foto: Rede Social/Reprodução
28/05/2020  18h19 TRE/SE cassa mandato do deputado federal Valdevan 90
O parlamentar e outras três pessoas foram consideradas inelegíveis por oito anos
Belivaldo: reabertura da economia depende da oferta de leitos de UTI
28/05/2020  16h14 Belivaldo: reabertura da economia depende da oferta de leitos de UTI
Sistema de saúde estadual começa a dar os primeiros sinais de sobrecarga
Auxílio a estados e municípios é sancionado no último dia do prazo
28/05/2020  09h24 Auxílio a estados e municípios é sancionado no último dia do prazo
Salários dos servidores públicos ficarão sem reajuste até o fim de 2021