“A orientação é preservar as vidas”, garante Déda sobre rebelião | F5 News - Sergipe Atualizado

“A orientação é preservar as vidas”, garante Déda sobre rebelião
“Mas não podemos permitir que facção criminosa tenha o controle", diz
Política 16/04/2012 13h41


Por Joedson Telles

Nesta segunda-feira, dia 16, o governador Marcelo Déda (PT), que reassumiu o governo, no último sábado 14, ao comentar a rebelião do presídio do bairro Santa Maria, assegurou que a sua orientação é preservar as vidas tanto dos reféns quanto dos próprios presos. “A ordem é retomar a normalidade do presídio, mas de forma cautelosa, negociando, conversando a partir de um principio básico: nós não queremos vítimas. Queremos preservar a integridade física de todos os que se encontram dentro do presídio, especialmente dos reféns: os policiais, funcionários e as famílias dos presos. Mas não podemos permitir que nenhuma facção criminosa tenha o controle de presídios em Sergipe. Neste ponto, o governo vai ser extremamente rígido”, destacou o governador.

Déda salientou ter informações oriundas de instituições externas sobre a situação, a exemplo do Judiciário e do Ministério Público do Estado. “E não há registro de que ali seja um centro de descumprimento dos direitos humanos. Pelo contrário, no Brasil inteiro é muito forte a referencia deste presídio como de segurança máxima melhor administrado. O que nós sabemos também é que há bandidos muito perigosos , que se utilizam dos motins para fazer dos outros presos massa de manobra com a intenção de dominar o presídio. E de impor dentro do presídio as normas de facção criminosa. O Estado não permitirá”, assegurou Déda.

Segundo o governador, o momento é de se ter paciência com o motim e se proteger os reféns. “Depois que os reféns forem liberados, o secretário de Justiça (Benedito Figueiredo), o dos Direitos Humanos, (Luiz Eduardo Oliva) e outras autoridades do Estado estão autorizadas a montar um grupo de trabalho para examinar uma por uma as reclamações dos presos. Se pudermos melhorar alguma coisa, nós melhoraremos, do ponto de vista dos Direitos Humanos, da integridade física dos presos do respeito aos visitantes. Em qualquer forma que possamos melhorar, nos melhoraremos. Mas não podemos amolecer em relação às regras que são exigidas num presídio de segurança máxima”, disse.

 

Mais Notícias de Política
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Ele é conhecido por seu trabalho no teatro e sua contribuição para a cultura sergipana
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Hospital conseguiu a liberação de R$ 2 milhões pelo Ministério da Saúde
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Objetivo é fortalecer as relações entre o governo e as administrações municipais
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
O objetivo é a proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado