Adierson respalda Plano Integrado de Mobilidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Adierson respalda Plano Integrado de Mobilidade
Setransp enfatiza que licitação depende da mobilidade urbana para gerar benefícios
Política 24/08/2011 12h24


O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Trânsito de Aracaju (Setransp) destacou como acertada a iniciativa do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), de ter assinado, esta semana, a liberação para a criação do Plano Integrado de Mobilidade Urbana. Segundo Adierson, o projeto, que agregará a licitação do transporte público com o plano de mobilidade, tem sido defendido há mais de três anos pelo Setransp, inclusive adicionando-o a revisão do Plano Diretor de Aracaju, como necessidade para se evitar um caos futuro no trânsito da capital.

"O número de veículos em Aracaju tem crescido, e a cidade não tem um planejamento específico para o trânsito. Não há vias prioritárias para o transporte público que atende a maior parte da população, nem existem avenidas com uma estrutura capaz de abrigar ônibus e carros sem que haja tantos congestionamentos. É como se caminhássemos para o caos. E além de tudo isso, o transporte na capital precisa ser integrado com São Cristovão, Socorro e Barra dos Coqueiros, que fazem a Grande Aracaju. Então, se o propósito do prefeito com esse plano é dar providências a tudo isso, que perdura há anos, nós o parabenizamos", respaldou Adierson.

O presidente do Setransp afirmou ainda que sem o plano de mobilidade a licitação do transporte público não traria beneficio algum para a população. "Na prática, licitação é apenas cumprir um dever legal. O contrato de licitação não vai alterar, por exemplo, a carga tributária cobrada das empresas de ônibus, que respinga na tarifa, e também não cria vias exclusivas para os ônibus, melhorando a fluidez do serviço. A licitação não é a salvadora da pátria como muitos colocam. Todo serviço que é regulado pelo poder público tem que ser licitado. A licitação é um papel assinado do poder concedente entre a prefeitura e o empresário. No Brasil, o único instrumento legal que garante ao investidor o retorno do investimento é a concessão pública. Então achar que a licitação é uma faca no pescoço do empresariado é ser mal informado. O importante é pensar que, independente de licitação, o serviço do transporte público, que é essencial como a saúde e a educação, precisa da estrutura do plano de mobilidade para funcionar bem", considerou ele.

Adierson Monteiro, entretanto, enfatizou que o projeto que o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou hoje, e pretende apresentar em março de 2012, será "uma evolução" para o trânsito da capital. "O Estatuto das Cidades, do Governo Federal, exige que as cidades com mais de 500 mil pessoas tenha um plano de mobilidade. Então se o prefeito fará a licitação junto com o plano de mobilidade, serão dois passos decisivos para Aracaju provar no trânsito da verdadeira qualidade de vida, tão falada", comentou ele, lembrando que, em defesa da mobilidade urbana, o Setransp destacou esse tema para a concorrência do Prêmio de Jornalismo deste ano que o sindicato está realizando.

Mais Notícias de Política
Latino
29/03/2024  09h00 Laércio destina R$ 7,1 milhões para reforma e ampliação do Mercado de Indiaroba
A obra será realizada através de uma emenda parlamentar de autoria do senador
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Ele é conhecido por seu trabalho no teatro e sua contribuição para a cultura sergipana
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Hospital conseguiu a liberação de R$ 2 milhões pelo Ministério da Saúde
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Objetivo é fortalecer as relações entre o governo e as administrações municipais

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado