Almeida diz em artigo que Adelson Barreto caiu no conto do vigário | F5 News - Sergipe Atualizado

Almeida diz em artigo que Adelson Barreto caiu no conto do vigário
Política 10/10/2011 08h01


Por Almeida Lima

O deputado estadual Adelson Barreto (PSB) acaba de cair no ‘Conto do Vigário’. Mais uma vez ele foi posto para traz pelas elites políticas de Sergipe. Ofereceram ao deputado um “presente” bem maior do que aquele que ele desejava conquistar. Foi aí que ele caiu na cocó.

Vamos aos fatos: Adelson Barreto pretendia ser candidato a prefeito de Laranjeiras para onde iria transferir seu domicílio eleitoral. Lá ele foi bem votado mesmo sem o apoio de liderança local. Acontece que em Laranjeiras, além do médico Ricardo Hagenbeck (PPS), também já se declarou candidato a prefeito o ex-deputado estadual, Marcos Franco (PMDB).

De família tradicional, o empresário de berço e ex-deputado Marcos Franco se sentiu ameaçado no seu projeto de chegar à Prefeitura de Laranjeiras, caso o deputado Adelson Barreto disputasse o mesmo cargo como já havia anunciado. A partir daí a elite entrou em ação e, num passe, o entrave foi demovido.

O senador Valadares atendeu ao pleito ‘dos Francos’, de cujo berço ele surgiu e se serviu. Da operação participaram Jackson Barreto (PMDB), Jorge Alberto (PMDB), e o próprio governador Marcelo Déda (PT). O Senador Valadares (PSB) foi ‘convencido’ por todos a convencer Adelson Barreto a largar o seu projeto de chegar à Prefeitura de Laranjeiras.

O plano foi executado pelo próprio senador Valadares que chamou o deputado Adelson Barreto e fez ver a ele que seria ‘bem melhor’ ele tentar a prefeitura de Aracaju e não a de Laranjeiras, que era o seu desejo. Perfeito o ‘Conto do Vigário’: a troca do bem menor pelo bem maior. O deputado não resistiu à tentação e topou. Caiu como um ‘patinho’: deixou Laranjeiras e fez opção pelo domicílio de Aracaju.

Adelson Barreto é a figura do ‘bom moço’ mais expressiva que se conhece. Ele é o perfil da ‘santa ingenuidade’. No lado oposto estava o perfil do político ‘velha raposa’, do político ladino, esperto, sagaz, astuto e dado a traições... Era o senador Valadares, aquele que só circula na calada da noite. E que o diga quem já sentiu as suas presas na jugular, a exemplo de Jackson Barreto.

Para completar a armação, Adelson Barreto foi ‘convencido’ a começar a circular pelos bairros de Aracaju, já a partir de agora, com a antecedência de um ano para as eleições de prefeito. Segundo ele próprio afirmou em entrevista a Gilmar Carvalho (Ilha FM), o objetivo é sair ‘irmanado’ com Valadares Filho para se aproximarem do povo e, lá na frente, numa pesquisa definir quem deverá ser o candidato a prefeito dos dois: se ele, ou o filho do senador Valadares, o Valadares Filho.

Ou seja, o senador Valadares ‘atendeu ao pedido’ para fritar Adelson Barreto e, de quebra, escalou o guia sócio-eleitoral para encaminhar o deputado Valadares Filho pelos bairros de Aracaju.

Mais Notícias de Política
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado