Aracajuanos revelam o que esperam para a cidade nos próximos quatro anos | F5 News - Sergipe Atualizado

Desafios das Cidades
Aracajuanos revelam o que esperam para a cidade nos próximos quatro anos
F5 News apresenta indicadores sociais dos maiores colégios eleitorais de Sergipe
Política | Por Fernanda Araujo 16/10/2020 07h00 - Atualizado em 16/10/2020 07h32


Com 165 anos, Aracaju concentra o maior colégio eleitoral de Sergipe e é a segunda capital planejada de um estado brasileiro, com ruas projetadas como um tabuleiro de xadrez. São 404.901 eleitores, com maioria feminina, 55,3%, que devem ir às urnas no dia 15 de novembro, quando acontece o primeiro turno das eleições, para escolher vereadores(as) e prefeito(a).

Além de seus manguezais ainda presentes em algumas áreas urbanas, Aracaju é um dos municípios com remanescentes da Mata Atlântica no estado. Conhecida pelas praias, sobretudo a da Atalaia, na zona Sul, cuja orla é um dos principais cartões postais da capital do menor estado brasileiro e onde se encontra a maior parcela da rede hoteleira, além de vários restaurantes e quiosques.

Cortada por rios como o Sergipe e o Poxim, a cidade agrega em seu entorno a chamada Região Metropolitana de Aracaju, formada pelos municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Contando com pouco mais de 660 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE de julho deste ano, Aracaju possui três grandes centros de compras, sendo dois shoppings na zona sul e um na zona norte, além de um centro comercial com lojas de todas as dimensões e vasta gama de produtos.

[GALERIA][/GALERIA]

O cuscuz, o caju, a macaxeira, além do caranguejo, crustáceo típico da região, a culinária aracajuana é de encher o paladar. Entre os pontos comerciais, mas também turísticos da cidade, o aracajuano e os visitantes encontram nos mercados municipais Albano Franco, Antônio Franco e Thales Ferraz os mais diversos produtos, entre vestuário, artesanato, ervas medicinais e comidas típicas da região. O Museu da Gente Sergipana, na avenida Ivo do Prado, reúne obras e abriga um espaço multimídia de última geração. Entre as áreas de lazer, o Parque Ecológico Poxim, na avenida Tancredo Neves, no bairro Inácio Barbosa, inaugurado semana passada, conta com uma área de mais de 14 mil metros na zona sul.

Apelidada de ‘Aju’, Cidade das Araras e dos Cajus ou Capital Nordestina da Qualidade de Vida, a cidade no período junino tem os tradicionais festejos com as quadrilhas e o Forró Caju, que reúne artistas do forró e do sertanejo; além do carnaval com os tradicionais bloquinhos de rua. A capital também já foi palco da maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju.

Em Aracaju reside um povo hospitaleiro, vivendo em uma cidade em desenvolvimento e expansão, mas que ainda enfrenta desafios em diversos setores, entre eles a mobilidade urbana, saúde e educação.

Em Sergipe, mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a ir às urnas nos 75 municípios do estado. Por intermédio de uma campanha de conscientização sobre a responsabilidade de cada um no processo eleitoral, com o mote ‘Eleitor, protagonista de democracia’, F5 News entrevistou moradores dos maiores colégios eleitorais e quer saber o que o aracajuano espera para o município daqui a quatro anos.

*Colaboraram Saullo Hipolito e Will Rodriguez
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
23/04/2024  13h10 Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
23/04/2024  10h12 Governo amplia esforço contra pautas com impacto fiscal bilionário
Agência Senado/Reprodução
22/04/2024  20h07 Justiça tributária aos MEIs começa a ser votada no Senado Federal

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado