Assembleia faz exposição sobre os 90 anos de Paulo Freire | F5 News - Sergipe Atualizado

Assembleia faz exposição sobre os 90 anos de Paulo Freire
Política 19/09/2011 17h27


 A partir das 19h desta segunda-feira (19), a Assembleia Legislativa abre a exposição em homenagem aos ‘90 anos de Paulo Freire’. Os professores Neilton Diniz (Rede Estadual e Municipal de Aracaju e Direção do Sintese), Sandra Beiju (Rede Estadual e Municipal de Aracaju), Liana Torres (Departamento de Educação – UFS) e Romero Venâncio (Departamento de Filosofia – UFS) falarão sobre a vida e obra deste educador brasileiro que marcou para sempre as Ciências Humanas no Brasil e no mundo inteiro.

A atividade está sendo realizada pelo Mandato Democrático Popular da deputada Ana Lúcia (PT), que através de uma parceria com a Fundação Paulo Freire, está expondo 15 baners com fotos do educador, suas publicações e imagens que contam um pouco de sua gloriosa trajetória.

Com o fim da exposição na Assembleia, os banners vão percorrer escolas e faculdades das redes públicas e privadas de Sergipe, mediante prévio agendamento da direção de cada estabelecimento.

Poucos educadores de língua portuguesa, quiçá de outros idiomas, conseguiram uma unanimidade em torno da sua importância enquanto formulador de métodos quanto Paulo Reglus Neves Freire, ou simplesmente, Paulo Freire. Nascido em 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco, uma das regiões mais pobres do país, ambiente onde viveu na pele as dificuldades de sobrevivência das classes populares, e que acabou por servir-lhe de laboratório para o que mais tarde se transformaria num método de libertação para as classes oprimidas.

Foi alfabetizado pela mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família mudou para a cidade de Jaboatão.

Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos, e no Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife.

 

 

 

Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Motivo do cancelamento foi uma orientação médica por motivos de saúde
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado