Assembleia faz exposição sobre os 90 anos de Paulo Freire | F5 News - Sergipe Atualizado

Assembleia faz exposição sobre os 90 anos de Paulo Freire
Política 19/09/2011 17h27

 A partir das 19h desta segunda-feira (19), a Assembleia Legislativa abre a exposição em homenagem aos ‘90 anos de Paulo Freire’. Os professores Neilton Diniz (Rede Estadual e Municipal de Aracaju e Direção do Sintese), Sandra Beiju (Rede Estadual e Municipal de Aracaju), Liana Torres (Departamento de Educação – UFS) e Romero Venâncio (Departamento de Filosofia – UFS) falarão sobre a vida e obra deste educador brasileiro que marcou para sempre as Ciências Humanas no Brasil e no mundo inteiro.

A atividade está sendo realizada pelo Mandato Democrático Popular da deputada Ana Lúcia (PT), que através de uma parceria com a Fundação Paulo Freire, está expondo 15 baners com fotos do educador, suas publicações e imagens que contam um pouco de sua gloriosa trajetória.

Com o fim da exposição na Assembleia, os banners vão percorrer escolas e faculdades das redes públicas e privadas de Sergipe, mediante prévio agendamento da direção de cada estabelecimento.

Poucos educadores de língua portuguesa, quiçá de outros idiomas, conseguiram uma unanimidade em torno da sua importância enquanto formulador de métodos quanto Paulo Reglus Neves Freire, ou simplesmente, Paulo Freire. Nascido em 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco, uma das regiões mais pobres do país, ambiente onde viveu na pele as dificuldades de sobrevivência das classes populares, e que acabou por servir-lhe de laboratório para o que mais tarde se transformaria num método de libertação para as classes oprimidas.

Foi alfabetizado pela mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família mudou para a cidade de Jaboatão.

Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos, e no Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife.

 

 

 

Mais Notícias de Política
Agência Brasil/Reprodução
15/08/2022  21h10 Eleições 2022: total de candidatos cai 3,1% em relação a 2018
Maiores quedas ocorreram entre postulantes a deputado distrital e a senador
Marcelo Camargo / Agência Brasil
15/08/2022  17h30 TSE recebe 12 registros de candidatura à Presidência da República
Medida visa verificar se candidatos têm alguma restrição legal e se podem concorrer
Reprodução/Metrópoles
15/08/2022  13h30 Gabriel Monteiro passou esperma no cabelo de ex-assessor: “Sem reação”
Ex-funcionária dele chegou a receber punhal para se defender de assédios sexuais
José Cruz/ Agência Brasil
15/08/2022  12h00 Eleições 2022: hoje é último dia para pedir registro de candidaturas
Partidos podem apresentar apenas uma candidatura a presidente, governador e senador
TRE
15/08/2022  10h21 Eleitores só têm mais quatro dias para solicitar voto em trânsito
Prazo para solicitar voto em outro domicílio eleitoral vai até essa quinta (18)