Bolsonaro anuncia inclusão de autistas no Censo 2020
Atualmente, não existem dados oficiais sobre autistas no Brasil
Política | Por Agência Brasil 18/07/2019 16h46 - Atualizado em 18/07/2019 17h25

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (18), em sua conta oficial no Twitter, que sancionou a lei que obriga a inclusão, no censos demográficos, de informações específicas sobre pessoas com autismo. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.

"Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE. Uma boa tarde a todos!", tuitou Bolsonaro.

A expectativa inicial era que presidente vetasse o texto e tentasse incluir eventuais questionamentos sobre os autistas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Pelo Twitter, Bolsonaro chegou a compartilhar, na semana passada, um vídeo da presidente do Instututo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Guerra, em que ela defendia a inclusão dos autistas na PNAD e não no censo demográfico.

Os dois levantamentos são organizados pelo IBGE, mas o censo é realizado a cada dez anos e apura a totalidade dos dados demográficos. Nesta quinta-feira pela manhã, no Palácio do Alvorada, o presidente chegou a dizer, a um grupo de pessoas que pediam a sanção do projeto, que seguiria a orientação de sua equipe, favorável ao veto.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

 

Mais Notícias de Política
Foto: Agência Sergipe/ Reprodução
09/12/2019  14h49 Governo reduzirá ICMS sobre o gás para taxistas
A informação foi passada durante o programa Papo Reto de sexta-feira
Foto: F5 News
09/12/2019  09h18 Governo lança Fórum Sergipano do Petróleo e Gás
Iniciativa do Governo visa fomentar negócios através do novo mercado do gás
Foto: Cleverton Ribeiro/TCE-SE
07/12/2019  19h30 Presidente da Atricon enaltece gestão do conselheiro Ulices Andrade no TCE/SE
Laércio e Padre Inaldo: aliança formalizada (Foto: Will Rodriguez)
06/12/2019  20h24 Padre Inaldo se filia ao Progressistas com grande festa em Socorro
Governador Belivaldo Chagas e o prefeito Edvaldo Nogueira prestigiaram o evento
Foto: Marco Vieira/ ASN
06/12/2019  18h58 Belivado reduzirá ICMS sobre o gás para taxistas
Informação foi passada durante o programa Papo Reto desta sexta-feira (06)