Câmara de Aracaju demite mais de 20 jornalistas e radialistas | F5 News - Sergipe Atualizado

Coronavírus
Câmara de Aracaju demite mais de 20 jornalistas e radialistas
Houve vereadores contrários à medida, mas presidente da casa a defende
Política | Por Monica Pinto* 28/03/2020 11h40 - Atualizado em 29/03/2020 10h34


No que classificou de “um ato autoritário”, a Comissão de Luta em Defesa da Imprensa – grupo de profissionais de Sergipe - informou que a Câmara Municipal de Aracaju demitiu mais de 20 profissionais de imprensa que atuavam na casa, em tese por causa da suspensão de parte da Verba Indenizatória - VAEP.

Conforme o grupo, o presidente da casa, Nitinho Vitale, alegou que "não havendo sessão, não há porque manter os técnicos das áreas de imprensa e jurídica". No material distribuído à imprensa, a Comissão considera “uma incoerência” essa alegação, além de desumana. “Todos os assessores têm redigido matérias que estão publicadas nos veículos, inclusive no site da CMA. As redes sociais dos vereadores estão sendo atualizadas, além dos acompanhamentos dos vereadores que os profissionais têm feito”, diz a Comissão.

“Por que ele manteve o gasto da VAEP para os carros alugados? Por que ele manteve o consumo de combustível? Por que manteve o aluguel dos escritórios? Ou seja, por essa mesma verba, Nitinho tirou o alimento do trabalhador e preferiu pagar o aluguel de carros dos vereadores, o combustível e o aluguel do escritório, e retirou os salários dos trabalhadores da imprensa. Por quê? A ordem não é "Ficar em Casa"? Então, para que serão necessários esses bens considerados de luxo em função do prato de comida de trabalhadores? E ainda mais em um momento de crise como esse”, questiona ainda a Comissão.

O Sindijor ainda não emitiu nota oficial quanto às demissões, sob o argumento de que vem acompanhando a situação desde a quinta-feira, quando começou a receber os informes de profissionais desligados. Ao F5News, o diretor da entidade, Milton Alves Jr., disse que o relacionamento com o presidente da Câmara sempre foi de diálogo positivo, com questões em geral atendidas, a exemplo do concurso público para a casa e o respeito à jornada diária de cinco horas. Segundo ele, está sendo agendada uma reunião com Vitale para tentar reverter essa decisão – “considerada pela classe um absurdo”. Ainda conforme Milton, muitos dos profissionais têm na Câmara dos Vereadores o único meio de sustento para si e as respectivas famílias.

Ao F5News, Nitinho disse que encara a medida como uma proteção ao Legislativo. Lembrou os problemas verificados num passado recente pelo mau uso de verbas indenizatórias e colocou que, em respeito aos decretos editados pelo governador Belivaldo Chagas e pelo prefeito Edvaldo Nogueira, os vereadores estão ficando em casa. “Não vejo porque, já que não temos sessões presenciais, a verba ser usada para assessoria técnica – advogados, setor de imprensa, marketing em geral”, disse o presidente da Câmara, para quem a providência zela pela imagem do poder legislativo. Quanto à manutenção de contratos para fornecimento de combustível, ele alega que seria inviável os cancelar e depois, passada a crise, retomá-los. 

Vitale afirmou ainda que cada vereador pode levar o profissional de imprensa a seu próprio quadro – “já que a assessoria da Vaep é temporária”. A princípio, o desligamento acontece no decorrer do mês de abril, podendo ser revertido a depender dos encaminhamentos políticos e econômicos relacionados ao combate à Covid-19. "Não tenho intenção de prejudicar os jornalistas", colocou ainda ao F5 News.

A versão oficial

No final da manhã deste sábado (28), o portal da Câmara Municipal de Aracaju publicou uma matéria sob o título "Presidente da CMA afirma que não demitiu nenhum trabalhador e explica sobre corte da Vaep". O texto dá informações sobre a suspensão temporária, pelo período de um mês a partir do próximo dia primeiro, da Verba para Atividade do Exercício Parlamentar, mais conhecida por Vaep.

“Nitinho esclarece que não demitiu ninguém. ‘Cortamos, por um mês, a Vaep. Ao contrário do que estão espalhando, valorizo jornalistas, acho que eles têm direito a receber férias, 13° e inclusive ampliei o número de vagas para a categoria, no concurso público que será realizado para a Câmara’”, diz.

A matéria afirma ainda que o ato editado libera a verba para o pagamento da locação do carro e limita em 100 litros o uso de combustível. “’Como vereadores de Aracaju, podemos ser convocados a qualquer momento, para ajudar em alguma situação emergencial da cidade e da população. Mesmo assim, como a ordem geral é ficar em casa, a quantidade de combustível foi limitada”, esclarece Nitinho. “Teve vereador que entendeu tanto a importância do ato, que devolveu o carro durante esse período em que as sessões estão suspensas”. Caso seja necessário, o ato será prorrogado por mais 30 dias’”.
 

* Colaborou Fernanda Araujo.

Atualizada para acréscimo de informações. 

Mais Notícias de Política
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
Jadilson Simões/ Agêcia Alese
26/03/2024  14h38 Projeto que reajusta em 30% salários dos servidores do Detran é aprovado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado