Candidatos eleitos por Sergipe serão diplomados nesta segunda-feira | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2018
Candidatos eleitos por Sergipe serão diplomados nesta segunda-feira
Preso, Valdevan 90 consegue liminar e deverá ser diplomado sob escolta policial
Política | Por F5 News 17/12/2018 07h39


A cerimônia de diplomação dos eleitos em 2018 será realizada nesta segunda-feira (17) pelo Tribunal Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) às 17h no Teatro Atheneu, em Aracaju. 

Serão diplomados o governador eleito e sua vice, 2 senadores, 8 deputados federais e 24 deputados estaduais. Haverá também a diplomação dos1º e do 2º suplentes dos cargos de senador, deputado federal e deputado estadual.

Constam no diploma o nome do diplomado, o cargo para o qual foi eleito, o número de votos recebidos, o partido/coligação pelo qual concorreu, bem como a data do pleito. O documento é chancelado pelo presidente do TRE-SE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima e pelo vice-presidente e corregedor,desembargador  Diógenes Barreto, conferindo-lhe autenticidade.

A diplomação dos eleitos é um ato jurisdicional indispensável e solene, etapa em que se atesta o cumprimento, por parte dos eleitos, de todas as formalidades previstas em lei, legitimando-os a tomar posse nos cargos para os quais foram escolhidos através do sufrágio.

A solenidade representa o marco final por meio da qual a Justiça Eleitoral entrega oficialmente, a eleitos e suplentes, o diploma eleitoral – documento que permite o exercício do mandato.

Mesmo aqueles candidatos que tiveram as contas desaprovadas pela Justiça Eleitoral poderão ser diplomados. Já o deputado federal eleito, Valdevan 90, que está preso preventivamente por suspeita de crime eleitoral, deverá ser diplomado sob escolta policial, em função de uma liminar deferida pelo ministro Luiz Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A comissão de cerimonial, responsável pela organização do evento, destaca que a solenidade será aberta ao público. Contudo, a entrada ficará condicionada à capacidade do Teatro. Por determinação do presidente do TRE-SE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, atingida a capacidade máxima de lotação, as portas serão fechadas, objetivando garantir a segurança e o conforto dos convidados.

 

*Com informações do TRE-SE

Mais Notícias de Política
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Ele é conhecido por seu trabalho no teatro e sua contribuição para a cultura sergipana
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Hospital conseguiu a liberação de R$ 2 milhões pelo Ministério da Saúde
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Objetivo é fortalecer as relações entre o governo e as administrações municipais
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
O objetivo é a proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado