Comte Bittencourt: 'temos que trabalhar o diálogo para o fortalecimento da federação' | F5 News - Sergipe Atualizado

Política
Comte Bittencourt: 'temos que trabalhar o diálogo para o fortalecimento da federação'
Ao F5 News, presidente nacional do Cidadania fala dos objetivos do partido para este ano
Política | Por Daniel Soares 24/03/2024 13h05


O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, esteve em Sergipe neste final de semana para participar de agendas políticas. Na manhã de sábado (23), participou de um encontro com lideranças e filiados em um hotel de Aracaju. À tarde, foi até Nossa Senhora do Socorro participar de um evento do deputado estadual Samuel Carvalho, pré-candidato à Prefeitura daquela cidade. 

Comte tem rodado o Brasil para participar de eventos deste tipo. A intenção é ouvir os membros da sigla e, é claro, alinhar estratégias para as eleições deste ano antes do prazo para filiações. Em entrevista exclusiva ao F5 News, o presidente falou sobre esses encontros e a importância do diálogo. “Entendo que é uma forma de construir”, afirmou.

O Cidadania hoje faz parte de uma federação com o PSDB, o que determina uma construção conjunta entre as agremiações para o pleito que se aproxima. Segundo Comte, o caminho tem sido de diálogo e a busca de fortalecer essa parceria. “Isso é que tem que servir como norte balizador das nossas relações”, defendeu o presidente. 

E as perspectivas para o pleito este ano são positivas. Olhando para Sergipe, Comte prevê a ampliação da sigla com as possibilidades de eleições. “Estamos trabalhando visando o crescimento. Aqui em Sergipe, por exemplo, vamos crescer. Pelo que vi na nossa reunião e pelos candidatos colocados em cidades importantes”, garantiu.

Confira a entrevista concedida por Comte ao Portal F5 News:

F5 News - O sr tem visitado vários estados, realizando encontros com as executivas estaduais, conversando com lideranças e filiados. Essas reuniões têm sido positivas?

Comte Bittencourt – Primeiramente, é fundamental ter essa proximidade da Executiva Nacional com as nossas direções estaduais e até municipais, como foi o caso do encontro aqui em Sergipe. Com a participação de vereadores, vice-prefeitos, direções municipais presentes. É fundamental essa troca de ideias, o debate dos temas da política do estado e das cidades. Entendo que é uma forma de construir. Passamos por uma fase de organização interna na direção nacional. Agora, esse período final de prazo de janela e de filiações, visando as eleições de 2024. Estou buscando ver de que maneira a nacional pode ajudar, percebendo o movimento e a presença do partido no estado. Sergipe não me causa nenhuma surpresa. O que vi aqui confirmou minha impressão de que é uma das sessões mais organizadas do país, e isso deve-se muito a essa juventude que assumiu a liderança do partido, liderados pelo deputado estadual Georgeo Passos. Tivemos um encontro de 4 horas aqui que foi um debate muito proveitoso. 

F5 News – O Cidadania hoje compõe uma federação com o PSDB. Como tem sido a relação entre as siglas?

Comte Bittencourt - A gente vive um novo ambiente interno que é o da federação com o PSDB. Até as eleições de 2018, decidíamos nós, sozinhos. Agora, temos uma obrigação política, não só estatutária, mas principalmente política de fortalecer o máximo esse convívio com o partido federado. O que eu tenho passado para todos é saber vencer as diferenças que venham a existir, através do diálogo, do entendimento, especialmente através do compromisso com o fortalecimento da federação. Isso é que tem que servir como norte balizador das nossas relações. O PSDB em Sergipe se reorganizou aqui recentemente, nós estamos organizados há mais tempo. E Georgeo tem toda a sabedoria, apesar de jovem, para compreender essa construção coletiva. 

F5 News - O sr assumiu a presidência nacional do Cidadania há alguns meses, após a saída de Roberto Freire, uma liderança histórica. Quais dificuldades têm encontrado nesta missão?

Comte Bittencourt - O ponto mais difícil é substituir o Roberto Freire, que foi o nosso líder há muitos anos. Roberto é uma personalidade da política brasileira e da democracia, da República. Esteve presente nos principais eventos da democracia brasileira, pelo menos, nos últimos 50 anos. Não é fácil substituí-lo, e continua sendo nosso líder, sendo a minha referência política, mas estou cumprindo a missão que me foi dada. No partido que é o meu partido por opção de pensamento, opção de história. Por acreditar que é aqui o meu lugar e que é aqui que a gente pode contribuir e melhorar um pouco a vida do brasileiro, através de debate político, através da implantação de políticas públicas. 

F5 News - O Cidadania hoje faz parte da base aliada do Governo Federal. Qual a sua avaliação sobre essa posição? 

Comte Bittencourt – O partido tomou uma decisão, no segundo turno, de majoritariamente apoiar a eleição do presidente Lula. Depois, de apoiar o Governo Lula. Isso não quer dizer que sejamos base aliada no Parlamento. Temos uma bancada extremamente qualificada. Aliás, é uma tradição das bancadas do Cidadania nos parlamentos nacionais e estaduais. Somos pouco, sempre fomos, mas com uma presença muito forte. Temos uma bancada um pouco mais de centro, de centro para centro-direita, mas todos democratas. Temos o Amom Mandel, lá no Amazonas, que é jovem. O sul do país é mais conservador do ponto de vista do espectro ideológico político. A deputada Any Ortiz, do Rio Grande do Sul, duas vezes deputada estadual pelo PPS, e que teve agora uma presença marcante na lei de desoneração das folhas de pagamento das grandes áreas econômicas do país. O companheiro Arnaldo Jardim, deputado de São Paulo, uma das maiores autoridades em energia alternativa, em agronegócios. É uma bancada integrada, e eu não tenho nenhum desconforto com ela. O importante é que a gente reúne os democratas. Acho que esse tem que ser o norte do Cidadania, como era o PSS: ser essencialmente e radicalmente democrático. 

F5 News - Quais as perspectivas para a eleição deste ano? Quais os objetivos e metas do Cidadania?

Comte Bittencourt - Estamos trabalhando visando o crescimento. Aqui em Sergipe, por exemplo, vamos crescer. Pelo que vi na nossa reunião e pelos candidatos colocados em cidades importantes. Em Nossa Senhora do Socorro, temos o deputado Samuel Carvalho, nosso pré-candidato a prefeito. Georgeo Passos é o meu líder aqui e ele também é dirigente nacional. Ele será candidato e, caso venha a ser eleito, será mais um prefeito nosso. Estamos falando de dois deputados atuantes e, com eles saindo, entram dois suplentes nossos. Então, estou convicto de que em Sergipe vai ter crescimento. A nível nacional, a federação trouxe um desafio novo. Administrar esse desafio em mais de 5.500 municípios não é fácil, mas estamos superando. Através do debate de políticas públicas, vamos conseguir aparar as arestas.

Mais Notícias de Política
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado