Conheça alguns nomes já colocados na disputa pela Prefeitura de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Conheça alguns nomes já colocados na disputa pela Prefeitura de Aracaju
O primeiro turno das Eleições Municipais deste ano acontecerá em 4 de outubro
Política | Por F5 News 08/02/2020 18h30 - Atualizado em 10/02/2020 09h41


Para quem pretente disputar o cargo de prefeito(a) de Aracaju nas eleições deste ano, a corrida já está em ritmo acelerado e, neste carnaval, vai ter muita gente com o bloco na rua. Mas é preciso ficar de olho nos prazos do calendário eleitoral para não cometer nenhum deslize.

O prefeito Edvaldo Nogueira deixou o PCdo B e vai tentar a reeleição com uma nova sigla. A filiação no Partido Democrático Trabalhista (PDT) será na próxima segunda-feira (10). A data foi definida na tarde desta sexta-feira (07) durante reunião com o deputado federal Fábio Henrique, presidente estadual do partido.

Entre as pré-candidaturas já confirmadas, nomes conhecidos aparecem na disputa, a exemplo do ex-deputado federal Márcio Macedo (PT); do deputado Gilmar Carvalho (PSC) e do ex-deputado estadual Valadares Filho (PSB), que já se candidatou ao cargo por duas vezes; 

O Partido Verde (PV) informou que não vai apoiar a candidatura do ex-secretário de Estado da Saúde Almeida Lima, também ex-prefeito de Aracaju e ex-senador. Através das redes sociais, Almeida disse que não desistiu e que nos próximos dias irá se lançar à disputa por outra legenda.

Entre os novos, surge uma turma de delegados dispostos a mudar a política no estado. Esse grupo inclui a delegada Daniele Garcia (Cidadania) que conquistou uma legião de fãs quando esteve à frente do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) e encostou muito político na parede; a também delegada Georlize Teles (DEM) e o delegado Mário Leony (PSOL).

No universo de pré-candidatos  constam ainda os nomes do deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB), da vereadora Emília Corrêa (Patriota), do também delegado Paulo Márcio (DC), do advogado Juraci Nunes (PTC) e do presidente do  Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol), Adriano Bandeira, que confirmou na quinta-feira (6) a pré-candidatura pelo PSC.

Prazos
Até o dia quatro de abril os partidos políticos que pretendem participar das eleições 2020 devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já para o eleitor, 6 de maio é a data limite para solicitar operações de alistamento, transferência e revisão, presencialmente. 

A partir do dia 4 de julho, três meses antes da eleição, é vedado aos agentes públicos, servidores ou não, nomear, contratar ou, de qualquer forma, admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens, entre outras condutas que tendem a afetar a igualdade de oportunidade entre os candidatos nos pleitos eleitorais.

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 acontecerá no dia 4 de outubro e, caso ocorra o segundo turno em Aracaju, a votação ocorrerá no dia 25 do mesmo mês. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado