Déda discute ampliação do campus da UFS | F5 News - Sergipe Atualizado

Déda discute ampliação do campus da UFS
Política 09/11/2011 15h14


Na tarde da última terça-feira (8) o governador Marcelo Déda recebeu o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto, e a deputada estadual Maria Mendonça para debater a ampliação da Instituição nos municípios de Lagarto e Itabaiana.

Este ano, a UFS ofertará 5.490 vagas em 106 opções de cursos distribuídas nos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. Desse total, 100 vagas são nos cursos de Medicina e Odontologia em Lagarto, que autorizados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), iniciam suas atividades no próximo ano. As provas seletivas da universidade ocorrem entre os dias 27 e 30 deste mês.
 
“A novidade do vestibular da UFS deste ano são os cursos de Medicina e Odontologia em Lagarto. Na reunião de hoje, recebi o convite do reitor Josué Modesto para visitar as obras de terraplanagem do campus de Lagarto e fazer o lançamento da pedra fundamental do primeiro prédio, que será a biblioteca. Além disso, analisamos as possibilidades de ampliação da unidade de Itabaiana. A UFS formalizará essa sugestão e o Governo adotará as providências necessárias para desapropriação da área”, declarou Marcelo Déda.

As atividades acadêmicas do campus de Lagarto iniciaram em maio deste ano. Seu primeiro vestibular ocorreu em dezembro de 2010, no qual foram ofertadas 300 vagas para os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Conforme o reitor da UFS, as atividades acadêmicas estão sendo realizadas, provisoriamente, na escola estadual Abelardo Romero. Já as disciplinas práticas, são ministradas no hospital regional do município - Hospital Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro - e nas unidades municipais de Atenção Básica de Saúde.

“Atualmente, temos oito cursos em Lagarto, com 50 vagas cada. Com a implantação dos cursos de medicina e odontologia, serão 400 vagas no município.  As aulas práticas dos dois novos cursos serão realizadas no hospital regional do município e nas unidades de rede de Atenção Básica, como já ocorre nos cursos de nutrição, farmácia, terapia ocupacional, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia. Esse trabalho faz parte de um convênio entre o Estado e o município de Lagarto”, disse o reitor da UFS.

Josué informou ainda que o Campus contará com 240 novos professores. “Aumentamos o número de professores. A demanda do campus é de 240  docentes, mas  atualmente nós temos a autorização do Ministério da Educação para contratação de 60 profissionais este ano e mais 60 no próximo ano. Gradativamente, alcançaremos os 240”, disse.

Crescimento em SE acima da média

A expansão do ensino superior público em Sergipe pode ser aferida pelo número de universitários que ingressaram na UFS entre 2005 e 2011. Em 2005, a instituição somava dez mil discentes. Após o vestibular deste ano, 27 mil alunos circulam pelas didáticas e campi da universidade.

De acordo com Josué Modesto, o crescimento de matrículas no estado está acima da média nacional. “O crescimento da UFS é resultado da expansão interna do campus sede, dos cursos de pós-graduação, dos cursos à distância e da interiorização do ensino, com os campi no interior. Em seis anos, registramos um crescimento de 170% nas matrículas. Um índice maior que o nacional, divulgado semana passada pelo MEC, que registrou 110% de aumento nas matrículas em uma década”, disse, ressaltando que a UFS dispõe de oito cursos de doutorado e 34 de pós-graduação. “Há uma expansão em todos os níveis da universidade”, concluiu.

Ampliação do campus de Itabaiana

Dando continuidade ao processo de interiorização do ensino superior em Sergipe, Marcelo Déda discutiu, durante a audiência, a ampliação do campus de Itabaiana. Com 10 cursos, sendo sete na área de licenciatura (Pedagogia, Letras, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia), Administração, Ciências Contábeis e Sistema de Informação, a comunidade acadêmica do município pleiteia a ampliação do prédio e dos cursos ofertados.

“Existe uma demanda para ampliação do prédio e por novos cursos. Os moradores do município pedem o curso de música e de licenciatura em Inglês, estamos estudando as possibilidades”, declarou o reitor da UFS, Josué Modesto.

“Essa pauta é importantíssima não só para Itabaiana, mas para Sergipe. A ampliação do ensino superior é reflexo do crescimento e desenvolvimento de nosso estado. O reitor nos acompanhou para reforçar nosso pedido e o governador foi muito sensível. Ele solicitou que o reitor formalize o pedido de ampliação do campus de Itabaiana para depois tratarmos das questões de desapropriação”, revelou a deputada estadual Maria Mendonça.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Foto: Marcelle Cristinne/ASN

 

Mais Notícias de Política
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado