Déda transmite cargo de governador ao vice Jackson Barreto | F5 News - Sergipe Atualizado

Déda transmite cargo de governador ao vice Jackson Barreto
Política 04/10/2011 15h09


Na manhã desta terça-feira (4), o governador Marcelo Déda (PT) transmitiu seu cargo ao vice-governador Jackson Barreto (PMDB). Nos próximos 14 dias, o governador estará na Itália participando da Confederação da Indústria da Itália e de reunião com o Fundo de Investimento de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O ato foi formalizado em solenidade no auditório do Palácio dos Despachos, onde estavam presentes diversos secretários de Estado e parlamentares.

Durante a cerimônia, Marcelo Déda fez questão de declarar que a transmissão de cargo é natural no executivo estadual. “Viajo tranquilo, porque sei que Jackson Barreto de Lima conduzirá o Estado com abertura para o diálogo, compromisso com as metas de Governo e lealdade”, disse.

Jackson Barreto também deixou claro que o ato de transferência de posse deve ser feito de forma suave. “Tocaremos administração em seu ritmo normal, de forma harmoniosa com todos os setores da administração”, discursou Jackson Barreto.

Importância da viagem

O governador esclareceu que a viagem visa apresentar as oportunidades de negócios em Sergipe, divulgando o crescimento econômico do Estado a possíveis investidores internacionais. “Iremos cumprir duas tarefas, a primeira delas é o convite de um grupo empresarial brasileiro que articula investidores nacionais e estrangeiros para participar de um seminário Brasil-Itália, que vai examinar oportunidades econômicas nos dois países. Nossa tarefa é levar as vantagens em se investir no nosso Estado e, a partir disso, atrair investimentos europeus, italianos, geração de novos empreendimentos para nosso Estado”, declarou. O governador sergipano estará acompanhado dos governadores da Bahia, Jaques Vagner, de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Goiás, Marcondes Perillo.

Marcelo Déda ressaltou ainda que a crise econômica, a qual atravessa países europeus como Portugal e Grécia, dá visibilidade a países emergentes com mercados consumidores em expansão, a exemplo do Brasil. “O interesse de investidores americanos e europeus no Brasil é imenso, porque o país tem conseguido ser uma das mais promissoras economias emergentes. Então, oportunidades de mostrar a investidores internacionais as possibilidades da economia brasileira e sergipana devem sempre que ser aproveitadas. Esses investidores estão procurando mercados consumidores em expansão”, explicou o chefe do executivo estadual, acrescentando que “o mercado nordestino está se tornando cada vez mais competitivo para atrair mais investimentos, seja pelo seu mercado, ou pela vantagem em produzir, com incentivos fiscais”, declarou.

Fida

No decorrer da viagem, o governador Marcelo Déda se reunirá também com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), uma das agências das Nações Unidas. Criado 1977. O Fida fornece financiamentos para programas destinados a promover o avanço econômico dos pobres rurais, principalmente através do melhoramento da produtividade agrícola.

O encontro ocorrerá na próxima quarta-feira, 12, na qual será acertada a captação de financiamento de U$16 milhões para o projeto Dom Távora.  “Vamos contratar um suporte de U$ 16 milhões para o projeto Dom Távora, que objetiva qualificar e preparar o agricultor familiar para uma inserção mais ativa no mercado. Este é um projeto de U$20 milhões, sendo que U$4 milhões é contrapartida do Estado”, informou.

Marcelo Déda explicou que o programa Dom Távora visa qualificar o agricultor familiar para que ele possa administrar, com mais eficiência, sua propriedade, aumentando, assim, sua produtividade. “Esse programa objetiva preparar o agricultor familiar para lidar com ações de mercado, seja colocando seus produtos nas grandes redes de supermercados, ou participando de feiras”, disse.

Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Motivo do cancelamento foi uma orientação médica por motivos de saúde
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado