Deputada anuncia homenagens a afrodescendentes | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputada anuncia homenagens a afrodescendentes
Política 09/11/2011 16h57


A deputada estadual Conceição Vieira anunciou na tribuna da Assembleia Legislativa a entrega da Medalha Abdias Nascimento a cinquenta personalidades no próximo dia 17. Segundo a parlamentar, a homenagem será feita a personalidades negras que se destacaram em vários segmentos da sociedade. “Abdias Nascimento é um ex-senador negro, nascido em Franca, São Paulo. É um grande estadista que no ano passado foi indicado para receber o Nobel da Paz”, observou.

Conceição Vieira destacou ainda em seu discurso a terceira Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada em Aracaju. A parlamentar disse que o encontro conta com a participação de mulheres da sociedade e que nele serão escolhidas delegadas para participar da Conferência Nacional, que acontece em Brasília, nos dias 12 e 15 de dezembro. A deputada disse que a convenção busca garantias e direitos, além da autonomia de trabalho para as mulheres.

“No próximo dia vinte se comemora o dia da consciência negra. A Unesco (Organização das Nações Unidas) declarou o ano de dois mil e onze como o ano internacional dos povos afro-descendentes e as homenagens acontecem em todos os países onde a população afrodescendente é expressiva”, comentou Conceição Vieira, lembrando que ocorrerão homenagens semelhantes na Bahia, com a presença da presidente Dilma Rousseff, e em Alagoas.

“Na segunda-feira não haverá expediente aqui na Assembleia, mas no dia dezessete faremos homenagens a afrodescendentes como Severo Dacelino”, afirmou a deputada, que convidou a população e os colegas deputados para a entrega de cinquenta placas a “negros que alcançaram seu espaço e cumprem seu papel na sociedade”.

Abdias Nascimento é Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova Iorque e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Obafemi Awolowo, em Ilé Ifé, Nigéria. Nascido em Franca, SP, em 1914, atua no movimento social afro-brasileiro desde a década de 1920, quando protestou contra a exclusão de negros da Guarda Municipal de São Paulo. Participou da Frente Negra Brasileira nos anos 1930, e ajudou a organizar o Congresso Afro-Campineiro em 1938.

Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Motivo do cancelamento foi uma orientação médica por motivos de saúde
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado