Deputado Valdevan Noventa reassume presidência do Sindmotoristas em SP | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Deputado Valdevan Noventa reassume presidência do Sindmotoristas em SP
Entidade é investigada por lavagem de dinheiro, peculato e falsidade ideológica
Política | Por Will Rodriguez 14/01/2021 11h58


O deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE) reassumiu a presidência do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas). Ele havia se licenciado desde sua eleição, mas foi reconduzido à entidade de classe, que é investigada por um suposto esquema milionário de recebimento de propina. 

Embora seja natural de Sergipe, Valdevan estava há mais de 30 anos radicado em São Paulo, onde tem forte atuação sindical. Mesmo durante seu período de afastamento, continuou exercendo grande influência sobre o sindicato, participando de atos e manifestações públicas.

Na reunião que oficializou a posse de Valdevan na presidência do Sindmotoristas, o parlamentar disse que conseguiria conciliar as duas funções, mas afirmou que sua prioridade será a luta dos trabalhadores do transporte de São Paulo. 

“Agora, posso conciliar os meus trabalhos como deputado e sindicalista. Jamais deixarei de defender o meu povo, sejam eles os trabalhadores, sejam eles os meus conterrâneos. A minha missão é lutar pela classe mais humilde e batalhadora desse país”, disse Noventa em nota publicada no site do Sindicato. 

Investigação

Segundo a investigação conduzida pela Polícia Civil de São Paulo, o Sindicato teria articulado um esquema de lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato, usura e falsidade ideológica envolvendo as empresas de ônibus do sistema da capital paulista. A Polícia apontou ainda indícios de que o esquema tenha sido usado para financiar a campanha do deputado em Sergipe.

Em 2013, Valdevan chegou a ser preso após suspeitas de irregularidades no Sindmotoristas. Ele também foi preso  e chegou a ter o mandato cassado em decorrência de uma apuração do Ministério Público Federal (MPF) sobre um suposto esquema de compra de votos em sua campanha eleitoral, em 2018. Clique aqui para relembrar a trajetória política recente de Valdevan. 

O F5 News procurou a assessoria do deputado federal Valdevan Noventa e questionou se os compromissos sindicais não afetariam o exercício das atividades parlamentares em Sergipe e Brasília, mas não obteve manifestação até a publicação desta notícia. O espaço segue à disposição. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado