Sergipe
Deputado Valdevan Noventa reassume presidência do Sindmotoristas em SP
Entidade é investigada por lavagem de dinheiro, peculato e falsidade ideológica
Política | Por Will Rodriguez 14/01/2021 11h58

O deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE) reassumiu a presidência do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas). Ele havia se licenciado desde sua eleição, mas foi reconduzido à entidade de classe, que é investigada por um suposto esquema milionário de recebimento de propina. 

Embora seja natural de Sergipe, Valdevan estava há mais de 30 anos radicado em São Paulo, onde tem forte atuação sindical. Mesmo durante seu período de afastamento, continuou exercendo grande influência sobre o sindicato, participando de atos e manifestações públicas.

Na reunião que oficializou a posse de Valdevan na presidência do Sindmotoristas, o parlamentar disse que conseguiria conciliar as duas funções, mas afirmou que sua prioridade será a luta dos trabalhadores do transporte de São Paulo. 

“Agora, posso conciliar os meus trabalhos como deputado e sindicalista. Jamais deixarei de defender o meu povo, sejam eles os trabalhadores, sejam eles os meus conterrâneos. A minha missão é lutar pela classe mais humilde e batalhadora desse país”, disse Noventa em nota publicada no site do Sindicato. 

Investigação

Segundo a investigação conduzida pela Polícia Civil de São Paulo, o Sindicato teria articulado um esquema de lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato, usura e falsidade ideológica envolvendo as empresas de ônibus do sistema da capital paulista. A Polícia apontou ainda indícios de que o esquema tenha sido usado para financiar a campanha do deputado em Sergipe.

Em 2013, Valdevan chegou a ser preso após suspeitas de irregularidades no Sindmotoristas. Ele também foi preso  e chegou a ter o mandato cassado em decorrência de uma apuração do Ministério Público Federal (MPF) sobre um suposto esquema de compra de votos em sua campanha eleitoral, em 2018. Clique aqui para relembrar a trajetória política recente de Valdevan. 

O F5 News procurou a assessoria do deputado federal Valdevan Noventa e questionou se os compromissos sindicais não afetariam o exercício das atividades parlamentares em Sergipe e Brasília, mas não obteve manifestação até a publicação desta notícia. O espaço segue à disposição. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Foto: Pedro França/Agência Senado/Reprodução
24/02/2021  14h35 Davi Alcolumbre assume a CCJ do Senado e promete tratamento isonômico
Foto: Rede Alese/Reprodução
24/02/2021  14h25 Aprovada até julho prorrogação do Cartão Mais Inclusão
Fabiano Oliveira defende a ativação da Frente Parlamentar de Turismo
24/02/2021  12h09 Fabiano Oliveira defende a ativação da Frente Parlamentar de Turismo
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Reprodução
23/02/2021  17h52 TJRJ decide suspender deputada Flordelis de suas atividades
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Reprodução
23/02/2021  15h44 Pacheco defende compra direta de vacinas de covid-19 pelos estados