Desembargador mantém Valmir Monteiro em liberdade, mas afastado | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça
Desembargador mantém Valmir Monteiro em liberdade, mas afastado
Prefeito de Lagarto é acusado de desviar recursos de locação de veículos
Política | Por Will Rodriguez 01/07/2019 17h19 - Atualizado em 01/07/2019 18h07


O desembargador Edson Ulisses de Melo, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), indeferiu nesta segunda-feira (1) o pedido de prisão preventiva do prefeito afastado de Lagarto, Valmir Monteiro, e outras sete pessoas. Eles são acusados pelo Ministério Público do Estado (MPE) de envolvimento com o desvio de recursos públicos destinados a uma empresa de locação de veículos naquele município. 

De acordo com a representação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os depoimentos dos proprietários e motoristas apontaram que a prestação dos serviços foi iniciada em janeiro de 2017, com a gestão de Valmir Monteiro, sem a existência de qualquer licitação, uma vez que o processo licitatório só ocorreu em junho do mesmo ano. 

Ainda segundo o MPE, a propriedade de todos os veículos colocados à disposição do Município não era da empresa contratada, conforme previsto na licitação, mas de cidadãos lagartenses,  que a empresa fornecia, efetivamente, menos veículos do que aqueles que estavam previstos no contrato e que os representantes de fato da empresa nunca tiveram os motoristas como seus subordinados, não havendo sequer contrato de trabalho ou de prestação de serviços e também qualquer recolhimento de direitos trabalhistas, previdenciários ou tributários.

Essas irregularidades, conforme apurado pelo Ministério Público, geraram um prejuízo superior a R$ 1,1 milhão aos cofres municipais. No entanto, o magistrado entendeu que "não estão presentes os elementos suficientes para demonstrar a necessidade de garantir a ordem pública,  embora sejam graves as condutas imputadas".

O desembargador também ponderou que, tendo em vista o desligamento da atuação dos membros da organização criminosa na esfera pública, não há indícios que revelem o risco de reiteração dos delitos. 

Na decisão, o desembargador converteu o pedido de prisão em medidas cautelares, dentre elas a manutenção do afastamento do prefeito e demais acusados de suas funções públicas, como também a proibição de acesso aos locais da administração pública e o recolhimento domiciliar noturno dos denunciados a partir das 19h. 

A defesa do prefeito afastado ainda não se manifestou sobre essa decisão. F5 News permanece à disposição através do 79 3218-8379 ou jornalismo@f5news.com.br

Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Motivo do cancelamento foi uma orientação médica por motivos de saúde
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado