Desfile de escolas municipais é cancelado | F5 News - Sergipe Atualizado

Desfile de escolas municipais é cancelado
Política 30/08/2011 15h37

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), cancelou o Desfile Cívico Estudantil, que seria realizado, no próximo dia 11 de setembro, na rua Bahia, bairro Siqueira Campos, com a participação de escolas municipais e particulares de Aracaju, além de instituições parcerias, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SMTT, Samu, Emsurb, Emurb, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Secbanda, 28º Batalhão de Caçadores, Capitania dos Portos de Sergipe, Policia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

A edição 2011 do tradicional evento, que teria como tema 'A Mulher na Construção do Mundo', seria realizada no último domingo, 28 de agosto, mas teve data alterada em função da greve dos professores e da ameaça de boicote por parte do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

Em nota publicada pelo sindicato, foi garantida a execução de estratégias que inviabilizariam o apoio dos professores aos alunos antes e durante o desfile, o que tornaria frustrante para as crianças e adolescentes a ausência desses principais agentes executores de tão grandiosa ação cívica, que acaba por atrair milhares de sergipanos, em especial, moradores do bairro Siqueira Campos, à Rua Bahia.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, diante da atual conjuntura, a realização do Desfile Cívico Estudantil também comprometeria a qualidade do evento, conhecido como uma verdadeira aula pública sobre determinado tema, ministrada ao público que o congratula exercendo seu civismo e cidadania.

"Não podíamos colocar as escolas na avenida sem a qualidade que é marca deste tradicional desfile. Essa qualidade estava comprometida em razão da greve dos professores e, sobretudo, pela ação sistemática do Sindipema, que tentou de todas as formas persuadir contundentemente professores e, até os alunos, a boicotar a maior aula pública de civismo, de história e cultura da nossa cidade. Garanto que todo o investimento destinado à realização do evento será utilizado no evento do próximo ano e lamento a mobilização do sindicato contra a população de Aracaju", disse o secretário, agradecendo às entidades parceiras por terem se solidarizado e compreendido esses impasses.

Com a colaboração de tais instituições parceiras, a comissão organizadora do Desfile Cívico Estudantil da Rede Municipal de Ensino tem buscado estratégias para viabilizar a realização dos desfiles estudantis nas comunidades, a fim de que os interesses dos alunos sejam priorizados, por serem eles os principais beneficiários de um fazer educativo que prima pela qualidade, visível em atos cívicos públicos e em ações de valorização do corpo docente e de infraestrutura das escolas.

Fonte: PMA

Mais Notícias de Política
Laércio Oliveira acompanha capacitação da ABIH-SE em Brasília
08/12/2021  14h27 Laércio Oliveira acompanha capacitação da ABIH-SE em Brasília
Deputado federal é considerado um incentivador do turismo em Sergipe para ABIH
Deputados estaduais aprovam a criação da CNH Social em Sergipe
07/12/2021  21h28 Deputados estaduais aprovam a criação da CNH Social em Sergipe
Estima-se que o Estado deve investir R$ 1.621.416,00 anualmente
Foto: Agência Brasil/Reprodução
07/12/2021  14h46 Comissão do Senado aprova PL para estabilizar preço dos combustíveis
Projeto de lei visa amortecer impacto de aumentos do petróleo no país
Ministra Rosa Weber libera a execução das emendas do relator
07/12/2021  08h59 Ministra Rosa Weber libera a execução das emendas do relator
Congresso aprovou resolução para dar publicidade à destinação dos recursos
Agência Brasil/Reprodução
05/12/2021  19h30 Bolsonaro quer alterar lei para decidir sobre passaporte vacinal
Objetivo é que estados e municípios não possam instituir obrigatoriedade de vacina