Dilma Rousseff confirma presença na assinatura do Projeto Carnalita | F5 News - Sergipe Atualizado

Dilma Rousseff confirma presença na assinatura do Projeto Carnalita
Política 19/04/2012 09h39


 

A presidenta da República, Dilma Rousseff, confirmou nesta quarta-feira, 18, a presença na solenidade de assinatura entre a Vale e a Petrobras para a execução do Projeto Carnalita. O ato acontecerá na próxima segunda-feira, 23, na sede da Vale, no município de Rosário do Catete, distante 37 quilômetros de Aracaju. O credenciamento para a imprensa estará disponível no site da Secretaria de Imprensa do Governo Federal.

Estratégico para Sergipe, o projeto consiste na extração da carnalita para produção de potássio, indispensável na composição de fertilizantes. Com a assinatura do contrato entre a Vale (produtora) e a Petrobras (dona da jazida que será arrendada para a exploração da carnalita), os investimentos podem chegar a US$ 4 bilhões.

Empenho

O governador Marcelo Déda não mediu esforços ao longo dos últimos cinco anos e meio para que a Vale e a Petrobras chegassem a um acordo entendendo a importância da exploração do minério para a economia do Estado e para impulsionar a cadeia produtiva de fertilizantes do país. Ele sempre trabalhou junto ao Governo Federal para pôr fim ao imbróglio entre as duas empresas, sempre conduzindo reuniões entre ambas as empresas.

A presidenta Dilma Rousseff, por sua vez, também teve um papel decisivo para que o negócio fosse concretizado, conduzindo, pessoalmente, reuniões entre os dois presidentes das companhias, revelando a prioridade deste projeto. De acordo com o governador, a presidenta entendeu que este projeto era bom para Sergipe, mas era indispensável para o Brasil porque aumentará a produção de potássio e aumentará a segurança do agronegócio brasileiro, reduzindo a dependência do fertilizante importado. Além de gerar oportunidades de novos negócios na cadeia produtiva de fertilizantes e consequente geração de novos empregos.

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado
SSP disse ao F5 News que policiais foram selecionados para zelar por sua segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado