Edvaldo Nogueira diz que Plano Diretor de Aracaju não está atrasado | F5 News - Sergipe Atualizado

Edvaldo Nogueira diz que Plano Diretor de Aracaju não está atrasado
Ele dá novo prazo para conclusão do documento que deveria ter sito atualizado há mais de uma década
Política | Por Will Rodriguez 30/07/2019 14h35


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, estabeleceu hoje (30) um novo prazo para envio do Plano Diretor à Camara Municipal de Vereadores ainda este ano. Este documento, que deveria ter sido atualizado há mais de uma década, pautou as promessas de campanha da última eleição na capital, mas ainda não saiu do papel. Esse é pelo menos o terceiro prazo definido pela gestão para sua conclusão. 

O Plano Diretor está previsto na Constituição como instrumento balizador das políticas de desenvolvimento urbano da capital. Defasado há 14 anos, o plano em vigor em Aracaju já não atende mais às demandas sociais de uma cidade que não para de crescer e cuja expansão desordenada desencadeia problemas de ordem estrutural, ambiental e, consequentemente, econômica, conforme análise de especialistas

Debates sobre o PDDU chegaram a ser realizados no ano de 2012, inclusive com apreciação no Legislativo, porém a Justiça suspendeu os efeitos da votação, após mandado de segurança movido pelo então vereador Bertulino Menezes (PSB) e pedido de anulação do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.

Mais tarde, em 2015, a Prefeitura realizou mais uma maratona de audiências públicas, porém o projeto voltou ao Executivo.

Quando questionado pelo F5 News, nesta terça-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira não respondeu as razões para o descumprimento dos prazos antes estabelecidos. Culpou apenas os imbróglios anteriores. Agora, o gestor garante que a administração trabalha com a conclusão da parte que lhe  cabe antes do término do ano legislativo na CMA, o que significa que sua aprovação, possívelmente, ficará para o ano que vem. 

"O Plano Diretor não está atrasado. Eu quando fui prefeito, em 2012, mandei o plano para a Câmara Municipal, foi aprovado até a terceira votação, mas infelizmente a gestão anterior devolveu o projeto para a Prefeitura de Aracaju. Quando cheguei, o projeto estava todo desfigurado, estamos retomando, a Emurb mantém uma comissão para isso e, se Deus quiser, em outubro ou novembro deste ano, encaminho novamente para a Câmara Municipal", afirmou Edvaldo ao F5 News

*Colaborou Saullo Hipolito 

Mais Notícias de Política
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado