Emenda de bancada fortalece agricultura em municípios sergipanos | F5 News - Sergipe Atualizado

Desenvolvimento
Emenda de bancada fortalece agricultura em municípios sergipanos
Máquinas e equipamentos foram destinados para 27 cidades
Política | Por Saullo Hipolito 08/11/2019 10h48 - Atualizado em 08/11/2019 13h49


A partir de emendas de bancadas federais, recursos foram destinados ao estado de Sergipe e possibilitaram que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) empreendesse a ação de adquirir uma quantia de 40 novas máquinas e 84 trituradores forrageiros, que serão entregues a 27 municípios sergipanos e algumas associações.

Entre as máquinas entregues estão caminhões basculantes, tratores, motoniveladoras, caminhões compactadores de lixo, caminhões-pipa, retroescavadeiras, roçadeiras hidráulicas e pá carregadeira.

A seleção desses municípios foi realizada através de indicação parlamentar e necessidade dos municípios. Segundo o diretor de área do desenvolvimento integrado e infraestrutura da Codevasf, Sérgio Luiz de Souza, geralmente o município faz a solicitação à Codevasf e, a partir daí, a equipe técnica analisa se é possível atendê-lo, em caso positivo a empresa faz o necessário.

Foram beneficiados os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Tomar do Geru, Neópolis, Tobias Barreto, Itaporanga D'Ajuda, Boquim, Pinhão, Porto da Folha, Malhador, Nossa Senhora Aparecida, Telha, Campo do Brito, Poço Redondo, Estância, Umbaúba, Muribeca, São Domingos, Itabaianinha, Pedra Mole, Canhoba, Arauá, Lagarto e Cumbe.

Já as associações são: Grupo de Jovens Cooperativista da Colônia Sucupira (Arauá), Associação Nova Descoberta (Boquim), Associação Comunitária União dos Estudantes e Agricultores de Sergipe (São Domingos), Associação Comunitária Maria Francisca de Oliveira (Tobias Barreto), Associação Comunitária do Povoado Guararema (Umbaúba), Associação de Pequenos Agricultores da Colônia Brasília (Neópolis) e Movimento Associativista do Brejo (Lagarto).

"É a bancada federal atuando para ajudar o desenvolvimento do Estado de Sergipe. Mais uma vez municípios sergipanos são contemplados e quem sai ganhando é a população", afirmou o governador, Belivaldo Chagas.

Para o superintendente da Codevasf, Cezar Mandarino, essa ação não será a única. Ao todo, cerca de 70 municípios sergipanos foram beneficiados com emendas entre 2018 e 2019. "Estamos com alguns projetos futuros e fazemos levantamentos futuros, no aguardo de lotações orçamentárias para que a gente possa beneficiar mais localidades", ressaltou.

O prefeito de São Cristóvão demonstrou alegria com o benefício adquirido e ressaltou a importância para a população da sua região. "São Cristóvão possui 38 povoados, todos eles ligados por estradas não pavimentadas, precisamos dessas máquinas para fazer a manutenção dessas estradas a todo momento. São equipamentos importantíssimos e, sobretudo, na redução de nossas despesas", afirmou.

2018

Segundo o diretor Sérgio Luiz de Souza, no ano passado, a bancada federal de Sergipe designou algo em torno de R$ 55 milhões de reais para a Codevasf, que adquiriu os equipamentos para fomentar a agricultura familiar do estado. "Agradecemos a bancada por confiar na empresa, que vem levando desenvolvimento regional ao município", disse.

Entre as presenças no evento estavam o deputado federal, Fábio Reis, a deputada estadual Maísa Mitidieri, que representou o deputado Fábio Mitidieri, e o secretário parlamentar representando o deputado federal Laércio Oliveira, Adalberto Cardoso.

* Fotos: Saullo Hipolito/ F5 News

Mais Notícias de Política
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Ele é conhecido por seu trabalho no teatro e sua contribuição para a cultura sergipana
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Hospital conseguiu a liberação de R$ 2 milhões pelo Ministério da Saúde
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Objetivo é fortalecer as relações entre o governo e as administrações municipais
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
O objetivo é a proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado