Desenvolvimento
Emenda de bancada fortalece agricultura em municípios sergipanos
Máquinas e equipamentos foram destinados para 27 cidades
Política | Por Saullo Hipolito 08/11/2019 10h48 - Atualizado em 08/11/2019 13h49

A partir de emendas de bancadas federais, recursos foram destinados ao estado de Sergipe e possibilitaram que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) empreendesse a ação de adquirir uma quantia de 40 novas máquinas e 84 trituradores forrageiros, que serão entregues a 27 municípios sergipanos e algumas associações.

Entre as máquinas entregues estão caminhões basculantes, tratores, motoniveladoras, caminhões compactadores de lixo, caminhões-pipa, retroescavadeiras, roçadeiras hidráulicas e pá carregadeira.

A seleção desses municípios foi realizada através de indicação parlamentar e necessidade dos municípios. Segundo o diretor de área do desenvolvimento integrado e infraestrutura da Codevasf, Sérgio Luiz de Souza, geralmente o município faz a solicitação à Codevasf e, a partir daí, a equipe técnica analisa se é possível atendê-lo, em caso positivo a empresa faz o necessário.

Foram beneficiados os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Tomar do Geru, Neópolis, Tobias Barreto, Itaporanga D'Ajuda, Boquim, Pinhão, Porto da Folha, Malhador, Nossa Senhora Aparecida, Telha, Campo do Brito, Poço Redondo, Estância, Umbaúba, Muribeca, São Domingos, Itabaianinha, Pedra Mole, Canhoba, Arauá, Lagarto e Cumbe.

Já as associações são: Grupo de Jovens Cooperativista da Colônia Sucupira (Arauá), Associação Nova Descoberta (Boquim), Associação Comunitária União dos Estudantes e Agricultores de Sergipe (São Domingos), Associação Comunitária Maria Francisca de Oliveira (Tobias Barreto), Associação Comunitária do Povoado Guararema (Umbaúba), Associação de Pequenos Agricultores da Colônia Brasília (Neópolis) e Movimento Associativista do Brejo (Lagarto).

"É a bancada federal atuando para ajudar o desenvolvimento do Estado de Sergipe. Mais uma vez municípios sergipanos são contemplados e quem sai ganhando é a população", afirmou o governador, Belivaldo Chagas.

Para o superintendente da Codevasf, Cezar Mandarino, essa ação não será a única. Ao todo, cerca de 70 municípios sergipanos foram beneficiados com emendas entre 2018 e 2019. "Estamos com alguns projetos futuros e fazemos levantamentos futuros, no aguardo de lotações orçamentárias para que a gente possa beneficiar mais localidades", ressaltou.

O prefeito de São Cristóvão demonstrou alegria com o benefício adquirido e ressaltou a importância para a população da sua região. "São Cristóvão possui 38 povoados, todos eles ligados por estradas não pavimentadas, precisamos dessas máquinas para fazer a manutenção dessas estradas a todo momento. São equipamentos importantíssimos e, sobretudo, na redução de nossas despesas", afirmou.

2018

Segundo o diretor Sérgio Luiz de Souza, no ano passado, a bancada federal de Sergipe designou algo em torno de R$ 55 milhões de reais para a Codevasf, que adquiriu os equipamentos para fomentar a agricultura familiar do estado. "Agradecemos a bancada por confiar na empresa, que vem levando desenvolvimento regional ao município", disse.

Entre as presenças no evento estavam o deputado federal, Fábio Reis, a deputada estadual Maísa Mitidieri, que representou o deputado Fábio Mitidieri, e o secretário parlamentar representando o deputado federal Laércio Oliveira, Adalberto Cardoso.

* Fotos: Saullo Hipolito/ F5 News

Mais Notícias de Política
Sergipe reduzirá carga horária de servidores com filhos com deficiência
21/02/2020  06h04 Sergipe reduzirá carga horária de servidores com filhos com deficiência
Lei aprovada pela Assembleia Legislativa prevê a diminuição de até 50%
Governo enviará projeto para zerar meta fiscal de estados e municípios
21/02/2020  05h59 Governo enviará projeto para zerar meta fiscal de estados e municípios
LDO será alterada para que entes locais deixem de economizar R$ 9 bi
Foto: Divulgação
19/02/2020  20h04 Acatada emenda de Laércio que incentiva contratação de pessoas acima de 55 anos
O relator da proposta que cria o emprego Verde Amarelo ampliou o programa
Câmara aprova ultrassom obrigatório para mulheres com risco de câncer
19/02/2020  16h13 Câmara aprova ultrassom obrigatório para mulheres com risco de câncer
Exame é mais preciso que mamografia para detectar câncer de mama
Mesa diretora eleita para o biênio 2021/2022. Foto: Aldaci de Souza/Alese
19/02/2020  16h04 Luciano Bispo é reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe
Eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021/2022 pegou deputados de surpresa