Estancianos revelam o que esperam para o município nos próximos quatro anos | F5 News - Sergipe Atualizado

Desafios das Cidades
Estancianos revelam o que esperam para o município nos próximos quatro anos
A cidade jardim e do barco de fogo tem a terceira maior economia de Sergipe
Política | Por Fernanda Araujo 28/10/2020 07h00 - Atualizado em 28/10/2020 09h46


Localizada no litoral Sul de Sergipe, cercada de praias, rios, dunas e mangues, Estância é o sexto maior colégio eleitoral do estado. O município tem 47.613 eleitores aptos a votar e uma população estimada de julho deste ano de 69.556 pessoas; conforme o último censo do IBGE em 2010, é o 6º mais populoso no estado. 

Com 172 anos desde a sua fundação, quando elevada à categoria de cidade, Estância recebeu o apelido de "Jardim de Sergipe", da parte de Dom Pedro II, o Imperador do Brasil, ao visitar a cidade. Rodeada por belezas naturais, com bioma da Mata Atlântica, o município oferece diversos pontos turísticos, como a Ilha da Sogra, a Praia do Abaís e a Praia do Saco, considerada uma das mais belas do Nordeste. Outro ponto é a Lagoa dos Tambaquis, um dos destinos preferidos para o ecoturismo e onde o banho em meio aos peixes é uma atração, podendo o visitante alimentá-los com alimentos específicos oferecidos no local. O caranguejo, o sururu, a ostra ou aratu são alguns dos principais pratos da região.

[GALERIA][/GALERIA]

A religiosidade é presente na cidade com celebrações da padroeira Nossa Senhora de Guadalupe, também reverenciada no México. Destaca-se a Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, a primeira do Brasil a ser dedicada à santa, construída no século XVIII, que esteve fechada para reforma e reabriu ano passado. A Catedral foi eleita em 2018, via consulta pública online promovida pela Prefeitura e Câmara de Vereadores, uma das sete maravilhas de Estância, incluindo ainda o Complexo Ambiental Praia do Saco, Barco de Fogo, Complexo Santa Cruz, Lagoa dos Tambaquis e a Associação Musical Lira Carlos Gomes, fundada em 1879 e reconhecida pela difusão da música orquestrada. Por fim, o Complexo Turístico do Porto D' Areia se situa em um bairro remanescente de quilombo na cidade. 

Chamada de capital nacional do barco de fogo e concedido por lei estadual o título de Capital Sergipana do Barco de Fogo, no município os festejos juninos são marcantes, com o envolvimento de brincantes e fogueteiros, entre manifestações folclóricas. Estância possui singularidades pelos barcos de fogo, pela batalha de buscapé, arraiais, produção de fogos, além dos folguedos como Batucada e Pisa-Pólvora. A cultura do barco de fogo, Patrimônio Imaterial de Sergipe e símbolo da cidade, é uma tradição no ciclo junino que se arrasta por décadas, passada por gerações, cujas primeiras citações datam do final da década de trinta do século XX. A produção é feita artesanalmente e exclusiva da cidade, principalmente, por fogueteiros do bairro Porto D’Areia.

A cidade dos casarões coloniais e sobrados azulejados que resistem a ação do tempo possui acervo arquitetônico histórico, como a antiga fábrica de tecidos; o casarão que abrigou o imperador foi tombado pelo Iphan em 1962. Outras casas azulejadas, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e a pintura “Misericórdia e Caridade” do autor Horácio Hora, instalada no Hospital Amparo de Maria, também foram tombadas pelo Governo Estadual.

Estância é uma das mais importantes cidades para a economia do estado. Tendo um dos maiores comércio da região e entre os maiores polos industriais do estado, a economia do município está inserida nos setores de Serviços (39%), como o setor público, o comércio e o turismo com pousadas, hotéis e restaurantes; na Indústria (32%) com as fábricas de produtos alimentícios, cerveja, sucos, vidros, química e têxtil; além da Administração Pública (24%) e Agropecuária (5%), setor no qual se destacam a cultura do coco, da mangaba e da mandioca, a criação de bovinos, ovinos, caprinos e suínos e a produção de leite.

Estância é o último destaque da série Desafios das Cidades. Em Sergipe, mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a ir às urnas em seus 75 municípios. Com uma campanha de conscientização dos cidadãos sobre sua responsabilidade no processo eleitoral, com o mote ‘Eleitor, protagonista de democracia’, o F5News entrevistou moradores dos maiores colégios eleitorais e quer saber o que o estanciano espera para o município pelos próximos quatro anos.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado