Estudantes da Unit fazem manifestação e provocam engarrafamento | F5 News - Sergipe Atualizado

Estudantes da Unit fazem manifestação e provocam engarrafamento
Política 11/08/2011 19h03


Os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Tiradentes (Unit) fizeram uma manifestação, no início da noite desta quinta-feira (11), como forma de reivindicar o cumprimento da Lei da Gratuidade, e a não cobrança pelo uso das vagas de estacionamento. Os alunos também querem mais respeito por parte da Unit.

Usando de minitrio e faixas com dizeres contra a universidade, os estudantes fecharam o trânsito na avenida Murilo Dantas, na entrada da universidade, na Farolândia, zona Sul de Aracaju. O presidente do DCE, Itacy Marques Júnior, afirmou que as práticas da direção da entidade com os alunos são abusivas e tem a única finalidade de angariar o maior volume de recursos para a instituição.

“Os estudantes não podem aceitar essas práticas abusivas que a Unit nos impõe. Antes, tínhamos dez dias de prazo para entregar os livros da biblioteca, que são poucos, ultrapassados e mal conservados, hoje temos apenas cinco dias. Tudo é cobrado nessa universidade, o estacionamento ainda é cobrado, mesmo com uma lei estadual que impede esse tipo de cobrança. É um acinte à lei praticado pela instituição que forma profissionais do Direito”, reclamou Itacy.

A manifestação provocou um grande engarrafamento que tomou as avenidas Murilo Dantas e Beira Mar. Os motoristas ficaram insatisfeitos com o ato dos alunos e reclamaram. Alguns perderam a paciência e chegaram a discutir com os manifestantes. Quase houve briga entre estudantes e motoristas.

“Eles têm o direito de reivindicar, de fazer sua manifestação, mas não podem atrapalhar a vida dos estudantes e pessoas que querem ir para a aula ou suas casas e usam a via para trânsito. Que se faça a manifestação, mas se faça de forma ordeira”, disse o administrador de empresas, Paulo Gonçalves, irritado com o bloqueio do trânsito.

A Universidade Tiradentes, para comemorar o dia do estudante, colocou em seu espaço interno uma programação musical com banda de pagode. Além de distribuírem bombons para os estudantes nas suas portarias. Itacy retrucou afirmando que foi um ato da direção da universidade para evitar que estavam dentro da universidade saíssem para participar do ato.

“A Unit distribui bombom e coloca banda de pagode para acabar com a força da nossa manifestação, mas os alunos são inteligentes. Esqueceram que os alunos são mentes pensantes e não serão enganados pela Unit que resolveu dar mimo”.

A universidade colocou barricadas e sinalizadores com o intuito de impedir a invasão do campus pelos manifestantes e seguranças foram mobilizados para dar apoio. Não adiantou. Os manifestantes conseguiram levar o protesto para dentro da Unit. O diretor de trânsito da SMTT, major Paulo Paiva, recomendou que evitassem o uso das avenidas Beira Mar e Murilo Dantas, pois, com a manifestação, o trânsito estaria impraticável, o que aconteceu de fato.

Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Motivo do cancelamento foi uma orientação médica por motivos de saúde
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado