Estudantes da Unit fazem manifestação e provocam engarrafamento | F5 News - Sergipe Atualizado

Estudantes da Unit fazem manifestação e provocam engarrafamento
Política 11/08/2011 19h03

Os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Tiradentes (Unit) fizeram uma manifestação, no início da noite desta quinta-feira (11), como forma de reivindicar o cumprimento da Lei da Gratuidade, e a não cobrança pelo uso das vagas de estacionamento. Os alunos também querem mais respeito por parte da Unit.

Usando de minitrio e faixas com dizeres contra a universidade, os estudantes fecharam o trânsito na avenida Murilo Dantas, na entrada da universidade, na Farolândia, zona Sul de Aracaju. O presidente do DCE, Itacy Marques Júnior, afirmou que as práticas da direção da entidade com os alunos são abusivas e tem a única finalidade de angariar o maior volume de recursos para a instituição.

“Os estudantes não podem aceitar essas práticas abusivas que a Unit nos impõe. Antes, tínhamos dez dias de prazo para entregar os livros da biblioteca, que são poucos, ultrapassados e mal conservados, hoje temos apenas cinco dias. Tudo é cobrado nessa universidade, o estacionamento ainda é cobrado, mesmo com uma lei estadual que impede esse tipo de cobrança. É um acinte à lei praticado pela instituição que forma profissionais do Direito”, reclamou Itacy.

A manifestação provocou um grande engarrafamento que tomou as avenidas Murilo Dantas e Beira Mar. Os motoristas ficaram insatisfeitos com o ato dos alunos e reclamaram. Alguns perderam a paciência e chegaram a discutir com os manifestantes. Quase houve briga entre estudantes e motoristas.

“Eles têm o direito de reivindicar, de fazer sua manifestação, mas não podem atrapalhar a vida dos estudantes e pessoas que querem ir para a aula ou suas casas e usam a via para trânsito. Que se faça a manifestação, mas se faça de forma ordeira”, disse o administrador de empresas, Paulo Gonçalves, irritado com o bloqueio do trânsito.

A Universidade Tiradentes, para comemorar o dia do estudante, colocou em seu espaço interno uma programação musical com banda de pagode. Além de distribuírem bombons para os estudantes nas suas portarias. Itacy retrucou afirmando que foi um ato da direção da universidade para evitar que estavam dentro da universidade saíssem para participar do ato.

“A Unit distribui bombom e coloca banda de pagode para acabar com a força da nossa manifestação, mas os alunos são inteligentes. Esqueceram que os alunos são mentes pensantes e não serão enganados pela Unit que resolveu dar mimo”.

A universidade colocou barricadas e sinalizadores com o intuito de impedir a invasão do campus pelos manifestantes e seguranças foram mobilizados para dar apoio. Não adiantou. Os manifestantes conseguiram levar o protesto para dentro da Unit. O diretor de trânsito da SMTT, major Paulo Paiva, recomendou que evitassem o uso das avenidas Beira Mar e Murilo Dantas, pois, com a manifestação, o trânsito estaria impraticável, o que aconteceu de fato.

Mais Notícias de Política
Laércio Oliveira acompanha capacitação da ABIH-SE em Brasília
08/12/2021  14h27 Laércio Oliveira acompanha capacitação da ABIH-SE em Brasília
Deputado federal é considerado um incentivador do turismo em Sergipe para ABIH
Deputados estaduais aprovam a criação da CNH Social em Sergipe
07/12/2021  21h28 Deputados estaduais aprovam a criação da CNH Social em Sergipe
Estima-se que o Estado deve investir R$ 1.621.416,00 anualmente
Foto: Agência Brasil/Reprodução
07/12/2021  14h46 Comissão do Senado aprova PL para estabilizar preço dos combustíveis
Projeto de lei visa amortecer impacto de aumentos do petróleo no país
Ministra Rosa Weber libera a execução das emendas do relator
07/12/2021  08h59 Ministra Rosa Weber libera a execução das emendas do relator
Congresso aprovou resolução para dar publicidade à destinação dos recursos
Agência Brasil/Reprodução
05/12/2021  19h30 Bolsonaro quer alterar lei para decidir sobre passaporte vacinal
Objetivo é que estados e municípios não possam instituir obrigatoriedade de vacina