Fim da greve dos professores repercute entre parlamentares na Alese | F5 News - Sergipe Atualizado

Fim da greve dos professores repercute entre parlamentares na Alese
Professores acamparam na sede da Assembleia Legislativa por oito dias
Política | Por F5 News 04/12/2019 15h12 - Atualizado em 04/12/2019 19h39


O fim da greve dos professores da rede estadual de ensino foi um dos assuntos mais discutidos na sessão desta quarta-feira (04) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Depois de oito dias de protesto e vigília na sede do poder legislativo, a categoria encerrou o movimento com a garantia de que os direitos serão mantidos.

O protesto pedia a retirada de pauta dos Projetos de Lei Complementares nºs 16/2019 e 17/2019 de autoria do Poder Executivo que, segundo a categoria, alteram regras na carreira do magistério, a exemplo do triênio, jornada de trabalho e aposentadoria. Após muita conversa e pressão dos professores, os projetos foram ajustados mediante emendas. 

Durante pronunciamento, o deputado Iran Barbosa (PT) parabenizou o resultado da greve e registrou a participação de todos os deputados no processo de interlocução com o governo.

“Quero agradecer ao vice-presidente da Alese, deputado Francisco Gualberto, por interferir positivamente na defesa da manutenção dos direitos dos professores, e claro, aos demais deputados que lutaram  também pela  manutenção desses direitos. Não está tudo resolvido, estamos com processo de discussão em andamento, mas houve uma garantia e o presidente desta casa, deputado Luciano Bispo (MDB), está à frente das tratativas", disse.

 "Estamos aguardando as Emendas  oficialmente encaminhadas pelo governo, que corrigem os textos originais dos dois projetos de lei, de números 16 e 17, e nesse processo de discussão continuamos com o diálogo com a categoria”, completou.

Iran também falou sobre as negociações e disse que estava à disposição dos professores para melhores tratativas em favor da categoria. 

Ao ouvir o deputado Iran Barbosa, o deputado Gilmar Carvalho (PSC) falou sobre gestos. Disse que a partir do gesto tudo pode ser modificado, nesse momento  fez menção sobre a Casa Legislativa ter recentemente contratado uma empresa para auxiliar o Estado no seu desenvolvimento. 

Maria Mendonça (PSDB) também agradeceu à casa  por se somar na resolução da greve dos professores diante de projetos do governo e comemorou a vitória parcial.

“Dizer quanto é importante o diálogo, e no consenso houve o bom senso. No primeiro momento fiz um apelo, para que formasse uma comissão para abrir o diálogo, a fim de que os professores tivessem seus direitos mantidos. E graças a Deus,  a homens e mulheres que intermediaram para isso, e o governo, com sensibilidade do governador Belivaldo Chagas, chegamos a um resultado em parte resolvido, e  a classe contemplada com  encaminhamentos feitos”, comentou Maria

*Com informações da Rede Alese

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Agência Senado/Reprodução
22/04/2024  20h07 Justiça tributária aos MEIs começa a ser votada no Senado Federal
Hugo Barreto/Metrópoles
22/04/2024  16h33 Programa Jovem Senador 2024 recebe inscrições até 30 de abril
Reprodução/Redes Sociais
21/04/2024  13h18 Morre ex-prefeito de Canindé, Chiquinho Feitosa, aos 74 anos
Jefferson Rudy/Agência Senado
19/04/2024  20h29 Laércio discursa sobre suas ações em defesa das micro empresas
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado