Governo de Sergipe deve anunciar reajuste de servidores em fevereiro | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo de Sergipe deve anunciar reajuste de servidores em fevereiro
Executivo estadual avalia pleitos das categorias e planeja envio de projetos à Alese
Política | Por Will Rodriguez 21/01/2022 13h09 - Atualizado em 21/01/2022 13h45


Em meio ao aumento da pressão de categorias do funcionalismo, o governo de Sergipe se programa para anunciar em fevereiro a revisão salarial. Essa é a previsão do Executivo, que trabalha neste momento na análise dos pleitos dos servidores estaduais.

Em novembro do ano passado, o governador Belivaldo Chagas (PSD) já tinha sinalizado a intenção de viabilizar o reajuste salarial dos servidores do Estado. Nas últimas semanas, multiplicaram-se as mobilizações de categorias em busca de uma resposta do Executivo.

Nesta sexta-feira (21), a Superintendência de Comunicação confirmou ao F5News que os estudos de viabilidade administrativa e fiscal avançam. As propostas precisarão do aval da Assembleia Legislativa, que está de recesso até o dia 2 de fevereiro.

“O governo do Estado implantou uma mesa de negociação permanente com os servidores públicos estaduais que funciona na Secretaria de Administração. As categorias foram recebidas e apresentaram seus pleitos.Os estudos técnicos e de impacto financeiro estão sendo concluídos e os projetos vão para a Assembleia Legislativa em fevereiro”, afirma nota enviada à reportagem.

A intenção do governo é que essas propostas legislativas alcancem, além da recomposição salarial, outras demandas do ponto de vista estrutural para as carreiras.

O funcionalismo estadual está há oito anos sem qualquer revisão salarial. Pelos cálculos de sindicatos que representam diversas categorias, a defasagem é de 51,88%. Ainda não é possível, contudo, estimar o percentual do aumento que deve ser concedido, nem sua abrangência.

No caso dos policiais civis, militares e bombeiros, o governo estadual deve fazer a redução  dos interstícios (tempos de promoção), além da criação de uma classe final, com ganho real, e ajuste na classe de acesso, de acordo com apuração do F5News junto a fontes do Executivo.

O Estado possui, atualmente, 34.989 servidores ativos, 24.967 inativos e 5.636 pensionistas. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Ana Lícia Menezes / cedida ao F5News
23/05/2022  23h36 Fábio lança pré-candidatura e fala em "novo ciclo de desenvolvimento para Sergipe"
Partidos têm até dia 31 para pedir registro de federações partidárias
23/05/2022  07h11 Partidos têm até dia 31 para pedir registro de federações partidárias
Assessoria de Imprensa/Reprodução
21/05/2022  17h05 Laércio Oliveira entrega veículo para a instituição CEAME, em Itaporanga
Presidente Jair Bolsonaro cogita reestruturar carreiras da PRF e Depen
20/05/2022  06h30 Presidente Jair Bolsonaro cogita reestruturar carreiras da PRF e Depen
Igo Estrela/Metrópoles
19/05/2022  20h15 Novo ministro do TST toma posse em cerimônia com Bolsonaro e Moraes