Governo desiste de estudo sobre privatização da Deso | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo desiste de estudo sobre privatização da Deso
Política 26/02/2018 15h30 - Atualizado em 26/02/2018 15h42


Por F5 News

Durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (26), na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o governador Jackson Barreto anunciou o fim do contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estudos da possibilidade de privatização da companhia.

O governador disse que está ao lado dos 1.711 trabalhadores concursados e que em seu governo não haverá privatização da empresa.

“Fico com a consciência tranquila porque estou fazendo o que sempre fiz na minha história, defender o meu estado, o meu país e esses trabalhadores, até porque foi nosso governo que fez um concurso que levou à contratação de quase 700 novos trabalhadores. Tomei uma posição para manter o patrimônio do Estado, dos trabalhadores e da gente sergipana. Com esse ofício, suspendo o contrato e acabo com essa história de estudos e privatização da Deso”, afirmou o governador.

Jackson falou sobre a pressão que o seu governo enfrentou com relação ao projeto e destacou que não quer deixar a marca da privatização da Deso em seu governo. Disse também que a empresa tem a tarefa de levar água para a população sergipana e acredita que o anúncio sirva de motivação para os trabalhares continuarem fazendo o melhor.

 “Muitas vezes, fui ao BNDES tratar a respeito dos recursos de obras de outros projetos e os gestores do Banco me questionaram sobre a questão da Deso. Certa vez cheguei a uma agência do interior, uma senhora me questionou se iria privatizar a Deso e argumentou que a água é um bem de Deus, que não poderia privatizar esse bem. Isso me fez refletir sobre a sabedoria do nosso povo. Agora, chegou a hora de tomar uma posição definitiva”, disse.

De acordo com o presidente da Deso, Carlos Melo, o ato demonstra a coragem do governador e representa um alívio para os funcionários da casa. “Se fosse outro governador, que não tivesse essa visão, a Deso já estivesse privatizada. Jackson sofreu uma pressão muito grande e ainda vem sofrendo para elaboração desses estudos. Somos todos muito gratos. Contratamos 672 concursados nos últimos três anos. Nenhum governador contratou tantos como Jackson Barreto, ainda mais em um momento de crise e de pressão para privatização. Assinar esse documento, rescindindo esse contrato, beneficiando diretamente 1.711 funcionários e tantos prestadores de serviço, é um grande alívio para todos nós”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Sergipe (Sindisan), Silvio Sá, comemorou o anúncio. “Coincidentemente, essa data nos chega próximo ao mês de março, quando comemoraremos o Dia da Água, no dia 22, e este é um grande agradecimento. Faremos uma grande passeata, mas dessa vez não em tom de protesto, mas de agradecimento por essa conquista”, afirmou Silvio Sá.

Para a advogada da Deso, Mauricéa Monteiro, a data é um marco histórico para os trabalhadores. Segundo ela, com o ato o governador preserva os empregos e garante água à população carente. “O governador não fraquejou, manteve a posição dele. Hoje é um dia de vitória”, avaliou. 

*Com informações da Agência Sergipe

 

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
19/04/2024  20h29 Laércio discursa sobre suas ações em defesa das micro empresas
Setor de serviços que reúnem mais de 18 milhões de negócios
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado