Governo estuda parceria para mapear a pobreza | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo estuda parceria para mapear a pobreza
IBGE revela que em Sergipe mais de 300 mil pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza
Política 19/05/2011 10h29


A secretária adjunta de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci Silva, reuniu representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para discutir o aprofundamento do mapeamento das pessoas em situação de extrema pobreza em Sergipe. O Censo 2010 revelou este quadro em nível nacional.

Maria Luci destacou que todos devem se engajar no programa do Governo Federal 'Brasil Sem Miséria', que será lançado pela presidenta Dilma Rousseff no segundo semestre. “O governador Marcelo Déda está comprometido em trabalhar para fortalecer e consolidar cada vez mais um conjunto de políticas sociais que elimine as condições de miséria e permita uma vida digna a todos os sergipanos”, afirmou a secretaria adjunta.

O Censo Demográfico do IBGE revelou, em Sergipe, a existência de 311 mil pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. A partir desses dados, o diretor do Departamento de Planejamento e Orçamento (DPO), Ciro Brasil, explicou que a parceria que está sendo formatada com o IBGE quer identificar os 'invisíveis', que ainda não são atendidos por políticas públicas de inclusão e desenvolvimento. “A expectativa e a intenção da secretaria é identificar onde estão essas pessoas, qual o perfil e a situação em elas vivem em cada município para incluí-las em programas de educação, segurança alimentar, inclusão produtiva e cidadania”, detalhou Ciro.

A chefe da Unidade Estadual do IBGE, Adriane Sacramento, destacou que a parceria é importante no sentido de ajudar a minimizar os problemas sociais de Sergipe. “Acho fundamental porque as informações do IBGE estão servindo para as políticas públicas e esse é o nosso objetivo: buscar dados para serem utilizados na melhoria da qualidade de vida do povo do nosso estado e país”, comentou Adriane.

Parceria

O superintendente da secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Walter Uchôa, fez uma breve explicação sobre o projeto 'Observatório de Políticas Públicas em Sergipe', que tem como objetivo organizar dados e produzir informações, estatísticas, geográficas, cartográficas e econômicas como subsídio à gestão estratégica das políticas públicas, através da modernização tecnológica, incluindo a democratização do acesso à informação pela sociedade em geral.

“A Seplag já possui convênios com o IBGE para a realização de estudos e pesquisas. A demanda de informações da Seides poderá ser acrescentada a esse convênio, através de georeferenciamento e mapeamento das ações do governo, para conseguirmos um resultado mensurável sobre as ações do Estado”, observou Uchôa.

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado
SSP disse ao F5 News que policiais foram selecionados para zelar por sua segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado