Governo quer estabelecer multa para quem não utilizar máscara em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Coronavírus
Governo quer estabelecer multa para quem não utilizar máscara em Sergipe
O uso do item de proteção já é obrigatório em espaços públicos e privados no estado
Política | Por Will Rodriguez 31/07/2020 08h56 - Atualizado em 31/07/2020 16h08


O governo de Sergipe quer estabelecer uma multa para quem não utilizar a máscara de proteção facial. Com a volta do plano de reabertura da economia, o Estado teme que o aumento da circulação de pessoas sem a proteção potencialize as chances de disseminação do vírus.

Atualmente, a  Lei Nº. 8.677 dispõe sobre obrigatoriedade do uso de máscara de proteção respiratória em todo o território no Estado de Sergipe, durante a situação de emergência e/ou estado de calamidade pública na área da saúde, em razão da disseminação do novo coronavírus. 

“Entendemos a medida como efeito pedagógico, infelizmente, a gente se depara com pessoas que ainda desrespeitam. Em relação ao comércio, vai ter punição para quem não cumprir as determinações. É preciso que se faça isso, para que haja o respeito às decisões governamentais que têm o objetivo de atender a todos e salvar vidas”, afirma o governador Belivaldo Chagas.

Para começar a valer, a multa precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa (Alese), mas nos bastidores há a informação de que a pauta encontra resistência de alguns deputados, inclusive da base aliada do governo. O temor é que a medida desgaste a imagem dos parlamentares junto à população.

“Espero ter o apoio da Assembleia Legislativa, que voltou a discutir o projeto que encaminhamos nos mês de março, que previa punição aos estabelecimentos que não obedecessem a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. No primeiro momento, era uma multa para os estabelecimentos que descumprissem os protocolos. Agora, nós vamos ampliar a punição e a cobrança de multa para os estabelecimentos e para quem não usar a máscara”, acrescenta o governador. 

Em abril, o governo tentou emplacar uma multa para quem descumprisse o isolamento social, mas recuou após articulação da bancada de sustentação no Legislativo.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado