Horário eleitoral gratuito para o segundo turno começa na sexta
Política| Por Agência Brasil 12/10/2018 06:23

Começa nesta sexta-feira (12) a propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, para o segundo turno das eleições 2018.

As propagandas serão veiculadas de segunda a sábado em dois blocos diáriosde dez minutos em emissoras de rádio, incluindo as comunitárias, de televisão que operam VHF e UHF e em canais por assinatura operados pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e as Câmaras Municipais.

No rádio, o horário de propaganda terá início às 7h e às 12h; na televisão, o primeiro bloco do horário eleitoral tem início às 13h e o segundo bloco às 20h30. O tempo será divido de forma igualitária entre os candidatos (cinco minutos para cada). As emissoras e canais também devem reservar 25 minutos diários, de segunda-feira a domingo, para inserções dos candidatos à presidência.

Em minuta aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (11), ficou decidido que a veiculação da propaganda será iniciada pela candidatura que obteve maior votação no primeiro turno. A ordem da apresentação dos candidatos será alternada diariamente.

Nos locais onde há segundo turno para governador, a propaganda para o candidato local começará depois do horário reservado à propaganda dos candidatos à presidência. A ordem de apresentação foi definida em alguns estados por sorteio.

De acordo com a legislação eleitoral, as emissoras devem reservar o horário destinado à divulgação eleitoral da primeira sexta-feira depois do primeiro turno até o dia 26 de outubro, antevéspera do segundo turno, que será realizado no dia 28.

O dia 26 de outubro também é o prazo final para a realização de debate e divulgação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita.

Mais Notícias de Política
22/10/2018 11:07 A partir desta terça, eleitores só poderão ser presos em flagrante
O segundo turno das eleições ocorre no próximo dia 28 de outubro em todo o Brasil
20/10/2018 09:20 Simpatizantes de Bolsonaro e Haddad organizam atos em todo país
Os organizadores programaram locais distintos, embora em algumas situações nas mesmas cidades.
19/10/2018 09:52 Bolsonaro e Haddad têm propostas antagônicas para direitos humanos
Candidato do PSL quer liberar armas; já o petista defende o controle
18/10/2018 17:55 TRE/SE cassa diploma do deputado estadual eleito Talysson Costa
A decisão teve a maioria dos votos dos membros da Corte Eleitoral de Sergipe
18/10/2018 16:40 Justiça Eleitoral lança ferramenta Sistema Justifica online
A partir de agora o eleitor pode justificar sua ausência às urnas pela internet