Horário eleitoral gratuito para o segundo turno começa na sexta
Política| Por Agência Brasil 12/10/2018 06:23

Começa nesta sexta-feira (12) a propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, para o segundo turno das eleições 2018.

As propagandas serão veiculadas de segunda a sábado em dois blocos diáriosde dez minutos em emissoras de rádio, incluindo as comunitárias, de televisão que operam VHF e UHF e em canais por assinatura operados pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e as Câmaras Municipais.

No rádio, o horário de propaganda terá início às 7h e às 12h; na televisão, o primeiro bloco do horário eleitoral tem início às 13h e o segundo bloco às 20h30. O tempo será divido de forma igualitária entre os candidatos (cinco minutos para cada). As emissoras e canais também devem reservar 25 minutos diários, de segunda-feira a domingo, para inserções dos candidatos à presidência.

Em minuta aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (11), ficou decidido que a veiculação da propaganda será iniciada pela candidatura que obteve maior votação no primeiro turno. A ordem da apresentação dos candidatos será alternada diariamente.

Nos locais onde há segundo turno para governador, a propaganda para o candidato local começará depois do horário reservado à propaganda dos candidatos à presidência. A ordem de apresentação foi definida em alguns estados por sorteio.

De acordo com a legislação eleitoral, as emissoras devem reservar o horário destinado à divulgação eleitoral da primeira sexta-feira depois do primeiro turno até o dia 26 de outubro, antevéspera do segundo turno, que será realizado no dia 28.

O dia 26 de outubro também é o prazo final para a realização de debate e divulgação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita.

Mais Notícias de Política
16/12/2018 11:00 Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo
Na Constituição vedação à pena de morte é cláusula pétrea, que não pode ser mudada
15/12/2018 13:58 STJ nega retorno de Valmir Monteiro à Prefeitura de Lagarto
Prefeito afastado afirma que cumpre decisão, mas buscará meios para reassumir o cargo
15/12/2018 09:40 Laércio e Russomanno discutem aumento de taxas caso Cadastro Positivo não mude
Texto foi aprovado no Plenário da Câmara, mas os destaques ainda não foram votados
15/12/2018 08:00 Ana Lula avalia 16 anos como deputada e se despede da política
"Minha trajetória tem um projeto político estratégico que é de uma sociedade solidária", diz deputada
14/12/2018 16:55 TCE encontra irregularidades na folha de pagamento de Tobias Barreto
Gestor tem 10 dias para instaurar sindicância para apurar acúmulo indevido de cargos públicos