Huse é visto como “Fábrica de Aleijados” | F5 News - Sergipe Atualizado

Huse é visto como “Fábrica de Aleijados”
Visão é de Augusto Bezerra, que lamenta situação da Saúde Pública
Política 18/10/2011 16h35


O vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), ocupou a tribuna na manhã desta terça-feira (18) para lamentar o fato de não poder celebrar o Dia do Médico em Sergipe. Segundo o democrata, os profissionais da Saúde do governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju não têm o que comemorar. Augusto Bezerra levou ao plenário duas reportagens exibidas pela TV Sergipe, na semana passada, relatando novos registros de descaso com a Saúde Pública, mais precisamente no Hospital de Urgância governador João Alves Filho, como superlotação, ausência de macas, mau atendimento, demora para realizar exames e procedimentos cirúrgicos, além do precário atendimento do SAMU.

Após a revelação de um médico, na reportagem, Augusto Bezerra fez questão de repetir: “o Hospital João Alves Filho virou uma fábrica de aleijados. Foi o que disse o médico nesta reportagem. É com muita tristeza que a gente celebra o dia do médico, um profissional tão importante, com essa realidade. É preciso dar um basta em tudo o que está acontecendo. É preciso se levar o assunto ‘Saúde Pública’ com mais seriedade. O dinheiro está sendo jogado no lixo. Diante desse cenário, como um médico vai comemorar? Sem macas, sem atendimento, sem camas? Até quando? Falam em final de ano. Mas de que ano?”, questionou o democrata.

Augusto Bezerra destacou ainda uma matéria veiculada em um site sergipano sobre a Ala Azul do Hospital João Alves Filho. “A reportagem traz uma realidade onde cerca de 15 pacientes estão em poltronas esperando uma maca no Hospital João Alves. Nós estamos falando da Ala Azul, a mais light do hospital. Imagine como está a situação na Ala Vermelha? E o secretário da Saúde vem aqui prestar contas de que? Disso? Vai explicar como as ambulâncias do SAMU ficam paradas três horas esperando a maca ser devolvida pelo hospital?”.

“Ninguém fica feliz em ver cenas como essas. São chocantes para nós todos. Vimos uma senhora, que sem maca, teve que ser colocada em uma cadeira de rodas. Ela gritava de dor. Tenho certeza que os médicos darão a resposta na hora certa a todo esse descaso. Eu já vi a reforma de um hospital durar seis ou sete meses. Tem hospital regional sendo reformado há mais de três anos! Uma empresa chamada Capital, que não pagava os funcionários, foi substituída pela Transur que faz tudo em Sergipe. Higieniza hospital, constrói e paga funcionários. Só esquece de dar o vale transporte, o vale alimentação e pagar corretamente os salários”, completou o democrata.

Por fim, Augusto Bezerra disse que um médico lhe confidenciou que existem duas mil cirurgias para serem realizadas no Hospital Santa Isabel. “A Saúde em Sergipe está regredindo. São filas e mais filas. O Centro de Referência da Mulher acabou. Não sei por quanto tempo os promotores Euza Missano, Alessandra Pedral e Nilzir Vieira vão suportar essa situação. Um governo que anuncia tanta indústria, deve ter esquecido dessa fábrica de aleijados denunciada pelo médico. É evidente que, se um cidadão quebra uma perna e fica esperando a cirurgia por dois meses, o osso vai colar”.

“Enquanto isso o Hospital Cirurgia está de portas abertas, com dinheiro muito. Ali, na verdade, é um sumidouro de dinheiro público. São três clínicas lá dentro. Aquele hospital, que já foi uma Fundação, tem que se tornar público. Assim como o Hospital da Polícia Militar, ele está sendo subutilizado. Hospitais bonitos não funcionam. Não se faz inauguração de hospital, mas de circo. O governador  e o prefeito de Aracaju precisam levar esse assunto a sério se realmente quiserem resolver o problema”, encerrou o deputado.

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
19/04/2024  20h29 Laércio discursa sobre suas ações em defesa das micro empresas
Setor de serviços que reúnem mais de 18 milhões de negócios
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado