Itabaianenses revelam o que esperam para o município nos próximos quatro anos | F5 News - Sergipe Atualizado

Desafios das Cidades
Itabaianenses revelam o que esperam para o município nos próximos quatro anos
São 68.745 eleitores aptos a votar e uma população aproximada de 96 mil pessoas
Política | Por Fernanda Araujo 23/10/2020 15h30


Itabaiana, no agreste sergipano, é o quarto maior colégio eleitoral de Sergipe e também o quarto município mais populoso do estado, segundo o último censo do IBGE. São 68.745 eleitores aptos a votar e uma população estimada este ano em pouco mais mais de 96 mil pessoas.

Com uma história de mais de 300 anos, Itabaiana é ostenta a condição de ter o maior comércio do interior do estado há mais de meio século, quando foi nominada "Celeiro de Sergipe", por ser, à época destaque na produção de alimentos e no abastecimento à capital. A famosa feira, onde em volta se concentra metade do comércio lojista, realizada aos sábados desde 1888, e as quartas desde 1954, é o núcleo do comércio com variedade de produtos, recebendo compradores locais, da capital e de outros municípios. Considerada a maior ao ar livre do gênero em Sergipe, a feira se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do estado.

E é com esse forte comércio que a cidade também ganhou o posto de "capital nacional do caminhão", por apresentar a maior relação deste tipo de veículo por habitante no país. A partir da forte geração de renda concentrada em fretes, se originaram a feira do caminhão e a festa do caminhoneiro, culminando com shows artísticos, brincadeiras e desfiles de caminhões pelas ruas cidade, atraindo comerciantes, caminhoneiros e turistas de todo o país. Também considerada a terra do ouro, Itabaiana se destaca ainda neste comércio pela quantidade de estabelecimentos a lidarem com o metal nobre, vendido em grande escala e variedade de preços.

[GALERIA][/GALERIA]

A Cidade Serrana ou também Princesa da Serra tem belezas naturais como Parque Nacional da Serra de Itabaiana, que abriga o segundo ponto mais alto do relevo de Sergipe, localizado às margens da BR 235, entre os municípios de Itabaiana e Areia Branca. O destino, onde se encontra ainda o Poço das Moças, é procurado pelos apreciados do ecoturismo, oferecendo trilhas e banho de cachoeira. O Parque dos Falcões, outro importante ponto turístico, se tornou recentemente Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe. O Parque é referência no manejo, reprodução e reabilitação das aves de rapina; o único centro de criação, multiplicação e preservação desses animais da América do Sul e com autorização do Ibama para criação de aves de rapina no país.

O futebol, a religiosidade, os festejos e a cultura folclórica também são marcantes na cidade, a exemplo das quadrilhas juninas, da micarana - carnaval fora de época -, da dança tradicional ‘Chegança’ representando o folguedo e realizada também em outros municípios, além da festa do padroeiro Santo Antônio da Igreja Matriz de Santo Antônio e Almas, com realização de missas, procissões e trezenas.

Além da concentração de atividades comerciais, com a presença de estabelecimentos atacadistas e varejistas, sendo ainda um centro de mercadorias alimentícias, têxteis e construção, Itabaiana sedia o primeiro shopping fora da Grande Aracaju e um campus da Universidade Federal de Sergipe. Sua economia está distribuída em 58% na área de Serviços, 25% na Administração Pública, Agropecuária 9%, Indústria 8%.

Itabaiana produz mandioca, batata doce e tomate, além de cereais, frutas e verduras que abastecem todo o estado. Na agropecuária, o destaque é a criação de aves e a produção de ovos. Também são produzidos nas pequenas indústrias da cidade, calçados, móveis, bebidas, cerâmica, algodão, alumínio, de carrocerias de caminhões e implementos rodoviários. A cidade possui o terceiro maior PIB do estado.

Em Sergipe, mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a ir às urnas em seus 75 municípios. Com uma campanha de conscientização dos cidadãos sobre sua responsabilidade no processo eleitoral, com o mote ‘Eleitor, protagonista de democracia’, o F5News entrevistou moradores dos maiores colégios eleitorais e quer saber o que o itabaianense espera para o município pelos próximos quatro anos.

Fotos: reprodução Prefeitura de Itabaiana, ICMBIO, Alese e Google Maps

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
Jadilson Simões/ Agêcia Alese
26/03/2024  14h38 Projeto que reajusta em 30% salários dos servidores do Detran é aprovado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado