Laércio defende a interiorização da UFS | F5 News - Sergipe Atualizado

Laércio defende a interiorização da UFS
Política 17/08/2011 11h51


O deputado federal Laércio Oliveira participou na terça-feira (160 no Palácio do Planalto da solenidade de criação de quatro universidades federais, na terceira etapa do Programa de Expansão da Rede de Educação Superior.  Ele destacou a importância de promover a interiorização da universidade Federal de Sergipe, investindo nos que já estão em fase de construção em Itabaiana e Lagarto e criando outros campi em Nossa Senhora da Glória, Estância e Propriá para atender as populações do sertão, do sul e do norte do estado, respectivamente. “Por esse motivo, estive essa semana na Universidade Federal de Sergipe para conhecer os projetos de criação dos campi no interior do estado”, disse o parlamentar.
 

A UFS tem projetos de campi focados, ou seja, com concentração em uma área. A idéia é que o campus do Alto Sertão tenha cursos de agronomia, zootecnia, veterinária e engenharia florestal para atender as necessidades econômicas e vocacionais da região. O de Estância seria focado em Engenharia, em função da natureza industrial da cidade e do norte do estado da Bahia. Seriam 10 cursos: Civil, Mecânica, Elétrica/Eletrônica, Computação, Química, Minas, Naval, Petróleo, Produção e Materiais. Laércio destaca ainda a importância de criar um em Propriá para atender a região que tem que tem uma economia voltada para agricultura, em especial a produção de arroz e a pesca.
 
“Temos que aproveitar esse programa de expansão do Governo federal para levar universidades para o interior do estado. A de Estância, por exemplo, beneficiaria uma população de 12 municípios, que juntos tem uma população de cerca de 200 mil habitantes. Já o de Glória atenderia sete municípios do sertão, ou cerca de 150 mil pessoas”, informou o parlamentar.
 
Segundo Laércio, é preciso inserir Sergipe nesse Programa de Expansão da Rede de Educação. As quatro novas universidades lançadas pelo governo federal serão criadas em estados do Norte e Nordeste. Elas serão divididas em 17 novos campi, ao todo. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá. A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte. Na Bahia, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba) terá sede em Barreiras. O estado ainda receberá a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), no município de Itabuna. A criação das universidades ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.
 
Além da interiorização da UFS, o parlamentar defende o fim do vestibular. Segundo ele, a educação brasileira precisa avançar para oferecer condições a todos os estudantes brasileiros. “Defendo o livre acesso às universidades. O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem ajudado nesse sentido, porém defendo que precisamos avançar ainda mais”, disse Laércio.

Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Motivo do cancelamento foi uma orientação médica por motivos de saúde
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado