Mais de 20 mil eleitores precisam regularizar o título em Sergipe
Este ano, 24.326 pessoas tiveram o título cancelado por não votar ou não justificar a ausência
Política 17/07/2019 18h47 - Atualizado em 18/07/2019 11h20

Imaginou planejar uma viagem internacional e ter problemas para renovar o passaporte? Isso pode acontecer com quem não votou ou não justificou a ausência a três pleitos seguidos, lembrando: cada turno é considerado uma eleição.

Em maio deste ano, a Justiça Eleitoral cancelou mais de 2,4 milhões de títulos eleitorais nessa condição em todo o Brasil. Em Sergipe, foram cancelados 24.326 títulos.

Aracaju liderou o número de cancelamentos, com 9.655 títulos, seguido de Nossa Senhora do Socorro (1.865), Itabaiana (941), Estância (880), São Cristóvão (823) e Lagarto (790). Para evitar o cancelamento do título, regularize a situação no cartório eleitoral.

A regularidade do título de eleitor é exigência para obter diversos documentos: passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista e outros. Sem a regularidade do título eleitoral, o cidadão fica impedido de exercer vários direitos, tais como:
- obter passaporte, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimo em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
- assumir cargo público em virtude de aprovação em concurso, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, realizar atos ou obter documentos que dependam da quitação eleitoral.
Para saber se o seu título foi cancelado, basta consultar a situação no Portal do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, na áreaServiços ao Eleitor – Situação eleitoral – consulta por nome ou título. O eleitor também pode comparecer a qualquer cartório eleitoral para resolver a situação.

Regularize já!

Se o seu título foi cancelado, a primeira medida a ser tomada é pagar a multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação a que tenha faltado. O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra o passo a passo para a quitação de multas eleitorais.

Em seguida, será necessário comparecer a um cartório eleitoral e apresentar documento de identificação e comprovante de residência para solicitar a regularização do título.
 
Fonte: TRE/TSE

Mais Notícias de Política
Foto: Agência Sergipe/ Reprodução
09/12/2019  14h49 Governo reduzirá ICMS sobre o gás para taxistas
A informação foi passada durante o programa Papo Reto de sexta-feira
Foto: F5 News
09/12/2019  09h18 Governo lança Fórum Sergipano do Petróleo e Gás
Iniciativa do Governo visa fomentar negócios através do novo mercado do gás
Foto: Cleverton Ribeiro/TCE-SE
07/12/2019  19h30 Presidente da Atricon enaltece gestão do conselheiro Ulices Andrade no TCE/SE
Laércio e Padre Inaldo: aliança formalizada (Foto: Will Rodriguez)
06/12/2019  20h24 Padre Inaldo se filia ao Progressistas com grande festa em Socorro
Governador Belivaldo Chagas e o prefeito Edvaldo Nogueira prestigiaram o evento
Foto: Marco Vieira/ ASN
06/12/2019  18h58 Belivado reduzirá ICMS sobre o gás para taxistas
Informação foi passada durante o programa Papo Reto desta sexta-feira (06)