Manifestantes antidemocráticos deixam acampamento em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Manifestantes antidemocráticos deixam acampamento em Aracaju
Ministro Moraes, do STF, determinou desocupação de acampamentos em frente a quartéis
Política | Por Ana Luísa Andrade 09/01/2023 11h58 - Atualizado em 09/01/2023 19h27


Após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou a dissolução, em 24 horas, dos acampamentos realizados nas imediações dos quartéis e outras unidades militares, a praça em frente ao 28º Batalhão de Caçadores, localizado no bairro 18 do Forte, na zona norte de Aracaju, amanheceu desocupada na manhã desta segunda-feira (9).

O local era cenário de manifestações antidemocráticas que pediam intervenção federal desde a divulgação dos resultados das eleições presidenciais, em 30 de outubro do ano passado. De acordo com moradores da região, até a noite desse domingo (8), a praça ainda estava ocupada por um número pequeno de pessoas, que se manifestaram pacificamente.

Contudo, pela manhã ainda havia resquícios dos atos no espaço, como faixas que atacam o Poder Judiciário e itens de acampamento deixados para trás. No período da tarde, agentes das Polícias Civil e Militar e da Prefeitura de Aracaju fizeram a retirada desses materiais do local.

Segundo a Polícia Militar, havia um grupo pessoas na praça, mas nenhuma delas declarou ser responsável ou ter ligação com os itens apreendidos. Os materiais foram encaminhados à Central de Flagrantes.

A medida assinada por Moraes também determina a prisão em flagrante de todos os envolvidos nos "atos criminosos", se referindo à vandalização de prédios públicos federais em território nacional. O ministro do STF estabelece ainda a liberação das vias e prédios públicos em todo o território nacional e a apreensão de ônibus que levaram terroristas para o Distrito Federal.

Confira o documento na íntegra.

Entenda
Em Brasília, o domingo (8) foi marcado por uma série de atos antidemocráticos por parte de um grupo de pessoas que não aceita os resultados das últimas eleições presidenciais, sem, no entanto, que tenha sido apresentada qualquer prova de fraude nas urnas eletrônicas.

Vândalos invadiram e depredaram os prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

Matéria atualizada para acréscimo de informações

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado