Marlene Calumby é absolvida no processo da operação Caça-Fantasmas | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Marlene Calumby é absolvida no processo da operação Caça-Fantasmas
Ex-secretária foi acusada de contratar servidores fantasmas na Prefeitura de Aracaju
Política | Por F5 News 13/05/2022 13h48


A ex-secretária da Prefeitura Municipal de Aracaju Marlene Calumby foi absolvida de todos os processos decorrentes da Operação Caça-Fantasmas. As ações foram julgadas em 1° grau na 2° Vara Criminal.

A Operação Caça-Fantasmas foi deflagrada em 2018 e buscou identificar funcionários que eram pagos com dinheiro público, mas que não trabalhavam na administração municipal da capital sergipana.

Segundo as investigações do MP e da Polícia Civil, o grupo teria provocado um rombo superior a R$ 1,2 milhão aos cofres do Município entre os anos de 2013 e 2016, através da contratação de servidores em cargos de comissão que “seriam fantasmas e não prestaram qualquer tipo de serviço público como contraprestação a remunerações recebidas”

Nos últimos quatro anos, os casos sofreram vários desdobramentos. Na esfera civil os processos continuam em andamento, mas na penal os réus foram absolvidos. 

Marlene foi secretária de Governo durante a última gestão de seu irmão, o ex-prefeito João Alves Filho, e respondia a 18 ações na esfera criminal, acusada inclusive de peculato, que é quando um servidor se beneficia do cargo para obter vantagens. 

"O Ministério Público recorreu e a sentença absolutória foi confirmada pela Câmara Criminal, em todos os aspectos, integralmente em todos os processos. Restava apenas um que não correu na 2ª Vara Criminal e sim na 9ª. Este era o único que tramitava e a defesa impetrou um habeas corpus pedindo o trancamento da ação penal e a Câmara Criminal, na última terça-feira, julgou o habeas corpus, concedendo a ordem e determinando o trancamento da ação penal", afirmou o advogado Aurélio Belém, em entrevista à TV Sergipe. 

Aurélio afirmou ainda que esta é uma comprovação da inocência da professora Marlene Calumby. “Não é um processo arquivado, é um processo com análise de mérito. Então, a professora Marlene não praticou nenhum crime e isso está comprovado em duas instâncias”, concluiu o advogado.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
23/04/2024  13h10 Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado