Me Representa | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2018
Me Representa
Política | Eleições 2018 09/08/2018 10h37 - Atualizado em 09/08/2018 10h39


Candidatos ao Governo 

Antônio Carlos Valadares Filho (PSB) - Nasceu em Aracaju, Sergipe, em 1º de outubro de 1980. Filho do senador e ex-governador do Estado Antônio Carlos Valadares e de Ana Luíza Dortas Valadares, graduou-se em administração na Universidade Tiradentes em agosto de 2006, e é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1999. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006 com 85.450 votos; reeleito em 2010 com 95.680, e em 2014. Ainda no ano de 2003 assumiu a presidência do Diretório Municipal do PSB em Aracaju e, atualmente, responde pela presidência do Diretório Estadual da sigla. O lançamento da chapa majoritária está previsto para o dia 03 de agosto.

Belivaldo Chagas Silva (PSD) – Cidadão sergipano nascido no município de Simão Dias em 19 de abril de 1960. Graduou-se em Direito, foi filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, ao Partido Socialista Brasileiro, e atualmente é filiado ao Partido Social Democrático. Ocupou o cargo de vice-governador de Sergipe durante o primeiro mandato do ex-governador Marcelo Déda Chagas, foi Secretário-Chefe da Casa Civil e da Secretaria da Educação do Estado de Sergipe. Após a renúncia de Jackson Barreto, Belivaldo Chagas é o atual governador do de Sergipe. A Assessoria de Comunicação do candidato informou não haver data prevista para o anúncio da chapa majoritária.

Eduardo Alves do Amorim (PSDB) – Formado em medicina em 1989, concluiu residência de Anestesiologia em Campinas (SP) e especializou-se como Clínico em Dor em Barcelona, na Espanha. Em 2010 concluiu o curso de Bacharel em Direito, e atualmente é acadêmico de jornalismo. Assumiu mandato como deputado federal por Sergipe em 2007. Já em 2011 foi empossado como senador. Em 2014 concorreu ao cargo de governador de Sergipe nas eleições pela coligação “Agora Sim”, mas acabou em segundo na corrida eleitoral. No início do ano passado, deixou o PSC e migrou para o PSDB. O lançamento da chapa majoritária está previsto também para o dia 03 de agosto.

Emerson Ferreira (REDE) - Natural da cidade de Traipu-AL, se mudou para a sergipana Propriá ainda na infância, em função da atividade profissional do seu pai, João Gêniton da Costa. Na adolescência, já em Aracaju, concluiu o científico no Colégio Atheneu Sergipense; em seguida cursou os três primeiros anos do Curso de Engenharia Química e se formou em Medicina, pela Universidade Federal de Sergipe. Fez Especialização e Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado na Universidade Federal de São Paulo. Na vida pública ocupou o cargo de vereador de Aracaju e foi candidato à prefeitura da capital em 2014. O lançamento da chapa majoritária não foi divulgado.

Gilvani Alves (PSTU) - Ela tem 50 anos, é petroleira e dirigente do sindicato da categoria (Sindipetro AL/SE). Trabalha no campo terrestre de Carmópolis, luta contra a privatização e desmonte da Petrobras, em defesa dos empregos e direitos dos trabalhadores e também em defesa dos direitos das mulheres trabalhadoras. Até agora é a única mulher pré-candidata ao governo nessas eleições. O lançamento da chapa majoritária está igualmente previsto para o dia 03 de agosto.

João Tarantella (PSL) - O comerciante e empresário, João Tarantella, nunca ocupou nenhum cargo político. Esta é a primeira vez que o empresário se candidata à chefia do poder executivo estadual. Ele foi candidato ao cargo de prefeito de Aracaju no ano de 2016.

José de Araújo Mendonça Sobrinho (DEM) - Filho do ex-deputado estadual Luciano Andrade Prado e da economista Maria Araújo, Mendonça Prado nasceu em Aracaju no dia 14 de outubro de 1966, se formou em Direito; se especializou em Direito Tributário pelo ICAT Master do Distrito Federal, e é mestre em Direito Internacional Econômico e Tributário pela Universidade Católica de Brasília. Em fevereiro de 2003 foi empossado deputado federal por Sergipe, cargo que ocupou durante três mandatos consecutivos. Também é oficial da reserva do Exército da Arma de Infantaria. O lançamento da chapa majoritária está previsto para o primeiro domingo de agosto, dia 05.

Márcio Souza (PSOL) - Bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduado em Gestão Pública, iniciou a militância na Pastoral da Juventude; foi operário da indústria têxtil e professor de curso profissionalizante. Nas eleições de 2016, se destacou quando concorreu à Prefeitura de Estância pelo PSOL, obtendo 27,08%, aproximadamente dez mil votos. A pré-candidatura de Márcio Souza foi aprovada no dia 25 de fevereiro, após a realização de prévias entre a militância. O pré-candidato em Sergipe é um lutador social junto aos trabalhadores e oprimidos e participa da construção da Frente Povo Sem Medo no Estado. O lançamento da chapa majoritária ocorre já na próxima terça-feira, 24.

Milton Andrade (PMN) - Milton Andrade é advogado e empresário. Nunca assumiu um mandato executivo ou legislativo; recentemente ocupava o cargo de secretário-adjunto da Secretaria da Juventude e Esporte da Prefeitura de Aracaju.

 

Candidatos ao Senado 

Alessandro Vieira (Rede) - Formado em Direito, Alessandro Vieira ingressou na Polícia Civil como delegado e esteve à frente das 1ª, 4ª e 9ª Delegacias Metropolitanas, que abrangem Grageru, Farolândia e Santa Maria. Vieira foi o primeiro delegado da Delegacia de Crimes Cibernéticos e assessor da Superintendência de Polícia Civil. Antes disso, ele comandou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Foi também, delegado Geral de Polícia Civil de Sergipe e atualmente chefiava as delegacias dos municípios de Maruim (SE) e Santo Amaro (SE).

André Moura (PSC) – É natural de Salvador, foi prefeito do município de Pirambu por dois mandatos consecutivos, no período de 1997 a 2004, quando era membro do Partido da Frente Liberal (PFL). Depois elegeu-se deputado estadual em 2006, já filiado ao PSC. Desde fevereiro de 2011 ocupa o cargo de deputado federal por Sergipe. Hoje é o líder do presidente Michel Temer no Congresso Nacional do Brasil.

Antônio Carlos Valadares (PSB) - Formou-se em Química Industrial em 1967 e em Direito em 1974. Em meio aos estudos fez carreira política pela ARENA ao eleger-se prefeito de Simão Dias em 1966 e deputado estadual em 1970. Em maio de 1988 decretou intervenção em Aracaju afastando Jackson Barreto após denúncias do Tribunal de Contas de Sergipe. Filiado ao PST e com a extinção deste ao PP foi eleito senador em 1994 e no ano 2000 perdeu a eleição para prefeito de Aracaju para Marcelo Déda quando já estava no PSB sendo reeleito senador em 2002 e 2010. Em julho de 2017 votou contra a reforma trabalhista. Em julho de 2017, votou a favor da cassação de Aécio Neves no conselho de ética do Senado.

Clarckson Araújo (PSTU) - Petroleiro, dirigente do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE), coordenador da Federação Nacional dos Petroleiros e também da Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Central Sindical e Popular.

Heleno Silva (PRB) - Nasceu no município de Monte Alegre de Sergipe, estudou na Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão, onde fez o curso técnico em Agropecuária no período de 1983 e 1985. Elegeu-se deputado federal por Sergipe em 2002, cumprindo o mandato entre 2003 e 2007, ano em que se filiou ao Partido Republicano Brasileiro (PRB). Em 2011, voltou à Câmara dos Deputados, mas renunciou ao mandato de deputado federal para assumir o cargo de prefeito do município de Canindé de São Francisco.

Henri Clay Andrade (PPL) - É graduado em Direito pela Universidade Tiradentes e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade Federal de Sergipe. Em 1997, iniciou os trabalhos na OAB como conselheiro seccional e foi presidente da instituição durante dois mandatos. Organizador e Co-Autor do Livro Jurídico “Inovações No Processo Civil”, também foi coordenador do Núcleo de Pós-Graduação da OAB/SE, presidente da Escola Superior de Advocacia – ESA da OAB/SE, conselheiro Seccional Eleito da OAB/SE e Diretor-Geral da Escola Nacional de Advocacia do Conselho Federal da OAB.

Jackson Barreto (MDB) – Natural do município de Santa Rosa de Lima, foi prefeito de Aracaju em 1985. Deputado federal por quatro mandatos. Em 2010 foi eleito vice-governador do estado. Após a morte do governador Marcelo Déda, em 2 de dezembro de 2013, assumiu o governo do estado do Sergipe, tendo sido reeleito para um novo mandato de quatro anos no quadriênio 2015-2019. No dia 6 de Abril de 2018, Jackson Barreto renunciou o cargo de Governador para se candidatar ao Senado nas Eleições de 2018.

Reynaldo Nunes (PV) - Formado em Engenharia Civil pela UFS, Reynaldo Nunes é presidente do diretório estadual da legenda em Sergipe e diretor do Departamento de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente. Foi professor na rede estadual de ensino, além de ter sido Secretário de Estado do Meio Ambiente e Presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente. Em 1988, Reynaldo Nunes contribuiu com a fundação do Partido Verde em Sergipe e, desde então, atua ativamente na defesa do desenvolvimento de cidades.

Rogério Carvalho (PT) - Aracajuano, começou sua atuação política no movimento estudantil enquanto cursava medicina na Universidade Federal de Sergipe, tendo sido presidente do Centro Acadêmico (Camed) e da Direção Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). Entre 2001 e 2006, Rogério ocupou o cargo de secretário municipal de Saúde. Foi eleito deputado estadual em Sergipe nas eleições de 2006; em seguida assumiu a Secretaria de Saúde do estado ocupando o cargo até se eleger deputado federal em 2010. Hoje é presidente estadual do PT/SE.

Sonia Meire (PSOL) - Graduada pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (1986), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFS; desenvolve pesquisas com a Universidade de Cádiz-Espanha e co-orienta estudantes brasileiros em universidades europeias. Já foi candidata a Prefeitura de Aracaju e ao Governo do Estado de Sergipe.

Mais Notícias de Política
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado